Juliete Pantoja, 34 anos, foi escolhida pelo partido Unidade Popular (UP) como pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2024. É a primeira vez que ela disputará o mais alto cargo da capital fluminense.
Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Juliete Pantoja é uma das fundadoras da UP. Entrou na política aos 15 anos, quando começou a atuar na Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro (Aerj). “Foi através das lutas e reivindicações que vivenciei no movimento estadual que descobri que eu, sendo pobre, moradora de um bairro periférico e filha de trabalhadores, também podia debater política”, diz ela, ao se apresentar nas redes sociais.
Trabalha como educadora e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), onde atua há mais de 10 anos, organizando atos, ocupações urbanas e expondo as reivindicações do povo pelo direito de moradia digna. Acredita que o socialismo é a saída para muitas crises atuais.
Juliete Pantoja concorre a um cargo público pela quarta vez. Em 2022, foi candidata ao governo do Rio de Janeiro, ocasião em que recebeu 27.344 votos e ficou na quinta posição. Em 2020 e 2012, tentou uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Deixe sua opinião