Marcelo Queiroz é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, nas eleições de 2024, pelo partido Progressistas (PP). A escolha por Queiroz passa pelo desempenho dele no pleito de 2022: foi eleito o deputado federal mais votado da sigla.
Antes de o PP anunciar uma possível candidatura própria ao Executivo carioca, Queiroz era cobiçado tanto pelo atual prefeito Eduardo Paes (PSD), pré-candidato à reeleição em outubro, quanto pelo deputado Alexandre Ramagem, pré-candidato do PL.
Carioca formado em Direito pela PUC-RJ, Marcelo Queiroz entrou para a política em 2012, quando foi eleito vereador do Rio de Janeiro. Disputou ainda as eleições de 2018, sendo eleito deputado estadual. Atualmente, está no primeiro mandato como deputado federal, posto para o qual foi eleito com 73.728 votos.
Na Câmara, foi presidente da Comissão de Cultura, e é titular das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; Cultura e Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Doação de Órgãos e Tecidos.
Bandeiras da Saúde estão entre as prioridades de Marcelo Queiroz
Entre as principais bandeiras de Marcelo Queiroz estão a luta por mais conscientização dos transplantes e para garantir fornecimento de medicamentos essenciais aos pacientes transplantados e em diálise. Ele passou por problemas de saúde entre 2016 e 2017, e teve que se submeter a uma cirurgia de transplante de rim. Após sua recuperação, fundou o Instituto Grupo de Apoio ao Transplante de Órgãos.
Ele também luta pela defesa dos animais. Queiroz é representante do movimento "Cadeia para maus-tratos de animais" no estado, regulamentou a lei do cão como suporte emocional e realizou programa de castrações com mais de 200 mil procedimentos em 2022.
Queiroz ocupou cargos de secretário tanto no município quanto no estado do Rio: entre 2015 e 2016, foi secretário municipal de Administração; entre 2019 e 2020, secretário municipal de Meio Ambiente; e entre 2020 e 2022, secretário de estado da Agricultura.
É pós-graduado em Direito Fiscal pela PUC-RJ. Tem ainda pós-graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado profissional em Economia, IBMEC-RJ.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião