A cidade do Rio de Janeiro terá transporte público gratuito para todos nos dias 6 e 27 de outubro, datas do primeiro e do segundo turno das eleições municipais. A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes, publicou dois decretos no Diário Oficial do Município (DOM) regulamentando o serviço: o primeiro, do dia 4 de setembro, estabelecia que ônibus, VLT e BRT não seriam cobrados; e o segundo, publicado no dia 27, incluiu as vans.
Os decretos também determinam que as empresas devem manter 100% da frota funcionando, pois a demanda será alta, e que a gratuidade será das 6 às 20 horas.
A regra vale para as vans regulamentadas na cidade, incluindo o Serviço de Transporte Urbano Local (STPL) e o Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário (STPC). O texto legal estabelece que os operadores das vans irão receber uma diária de R$ 1.030 da Prefeitura, desde que comprovem, por meio de sistema de GPS ou por fotos, a prestação do serviço.
Votação no domingo
A votação no primeiro turno ocorre neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília). Dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades poderão escolher o prefeito em uma segunda etapa do pleito, prevista para o dia 27 do mesmo mês.
Isso porque a Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir ao 2º turno caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
- Rodrigo Amorim: “precisamos isolar Eduardo Paes e fortalecer a direita no Rio de Janeiro”
- Marcelo Queiroz: “Paes pensa o Rio de Janeiro como se ainda estivesse nas Olimpíadas de 2016”
- Tarcísio Motta: “Paes mantém uma falsa solução para o Rio de Janeiro”
- Carol Sponza: “tem região do Rio de Janeiro onde chega o carnê do IPTU, mas não chega ambulância”
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast