O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) alterou o endereço de 90 seções eleitorais, com o intuito de reduzir a influência de traficantes e milicianos em áreas dominadas por eles, como boa parte da Zona Oeste,
De acordo com o TRE-RJ, as mudanças em zonas eleitorais atingem cerca de 1 milhão de eleitores, incluindo as “zonas de perigo”. Eles já votarão em novos endereços, nas eleições municipais, com primeiro turno no dia 6 de outubro.
Para evitar transtornos no dia da eleição, a Corte local recomenda que os eleitores consultem antecipadamente o local de votação, pelo site do tribunal ou pelo aplicativo e-título. As alterações das localidades atingem aproximadamente 8% do total do eleitorado fluminense (13.033.929).
Também é possível consultar eventuais mudanças pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000, que funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h.
Todas alterações são realizadas em conjunto com o apoio de forças policiais para garantir a segurança do eleitor.
Em todo o estado, são cerca de 450 localidades que sofreram alguma mudança, em relação ao pleito de 2022. Esse quantitativo corresponde a 9% do total de 5 mil locais de votação distribuídos entre os 92 municípios fluminenses.
Eleições municipais
As eleições municipais deste ano terão reflexos claros da polarização nacional entre o PT, do presidente Lula, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, além do impacto do uso de recursos de inteligência artificial por candidatos e eleitores.
A data da votação em primeiro turno das eleições municipais deste ano é 6 de outubro (domingo). Nos municípios em que houver segundo turno, o dia de votação será 27 de outubro, último domingo do mês.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião