O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) alterou o endereço de 90 seções eleitorais, com o intuito de reduzir a influência de traficantes e milicianos em áreas dominadas por eles, como boa parte da Zona Oeste,
De acordo com o TRE-RJ, as mudanças em zonas eleitorais atingem cerca de 1 milhão de eleitores, incluindo as “zonas de perigo”. Eles já votarão em novos endereços, nas eleições municipais, com primeiro turno no dia 6 de outubro.
Para evitar transtornos no dia da eleição, a Corte local recomenda que os eleitores consultem antecipadamente o local de votação, pelo site do tribunal ou pelo aplicativo e-título. As alterações das localidades atingem aproximadamente 8% do total do eleitorado fluminense (13.033.929).
Também é possível consultar eventuais mudanças pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000, que funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h.
Todas alterações são realizadas em conjunto com o apoio de forças policiais para garantir a segurança do eleitor.
Em todo o estado, são cerca de 450 localidades que sofreram alguma mudança, em relação ao pleito de 2022. Esse quantitativo corresponde a 9% do total de 5 mil locais de votação distribuídos entre os 92 municípios fluminenses.
Eleições municipais
As eleições municipais deste ano terão reflexos claros da polarização nacional entre o PT, do presidente Lula, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, além do impacto do uso de recursos de inteligência artificial por candidatos e eleitores.
A data da votação em primeiro turno das eleições municipais deste ano é 6 de outubro (domingo). Nos municípios em que houver segundo turno, o dia de votação será 27 de outubro, último domingo do mês.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Deixe sua opinião