As eleições de 2024 são municipais, mas têm o potencial de mexer na composição do Congresso Nacional em Brasília. Isso porque, segundo levantamento da Gazeta do Povo, 69 deputados e senadores podem concorrer ao cargo de prefeito e, caso eleitos, abrirão vaga na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para suplentes. Desse total, 20 parlamentares são de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — a lista pode mudar nos próximos dias com as convenções dos partidos nas cidades.
As disputas locais de 2024 são uma prévia para o próximo pleito em 2026, antecipando um embate entre as bases governista e oposicionista. Nesse cenário, sair de Brasília e voltar para “casa” é uma forma de fortalecer o eleitorado durante quase dois anos e alavancar candidaturas para presidente, senador, deputado federal e deputado estadual.
Na oposição são 18 deputados e 2 senadores pré-candidatos em 20 cidades diferentes, sendo 10 capitais: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho e Rio de Janeiro. O Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro - maior bancada no Congresso Nacional - vai para o embate em 13 cidades.
No Rio de Janeiro, a oposição no Congresso será representada por Alexandre Ramagem (PL), homem de confiança de Bolsonaro — foi chefe da segurança pessoal na campanha de 2018 e se tornou diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O deputado federal de primeiro mandato tenta atrapalhar a reeleição de Eduardo Paes (PSD), atual prefeito e que conta com o apoio de Lula.
Dois ferrenhos opositores de Lula e aliados de Bolsonaro vão bater chapa em Fortaleza. De um lado, o deputado André Fernandes (PL), candidato do ex-presidente na cidade, e de outro o senador Eduardo Girão (Novo). Ambos tentam aproveitar o rompimento entre o PDT (do atual prefeito e pré-candidato à reeleição José Sarto) e o PT (que terá Evandro Leitão como postulante ao cargo na capital cearense) para levar a direita à prefeitura — nesse espectro há ainda Capitão Wagner (União Brasil), que foi apoiado por Bolsonaro em 2022.
Em Belém, quem promete nacionalizar a eleição é o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL), um dos principais apoiadores de Bolsonaro em Brasília e protagonista de diversas discussões com parlamentares da base aliada de Lula. Ainda na região Norte, em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) leva para a disputa o apoio do ex-presidente. Ele também se notabiliza na Câmara pelas críticas ao governo Lula, tendo chegado a assinar o pedido de impeachment do presidente em fevereiro deste ano, após declaração dele comparando as ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.
Deputados e senadores de oposição a Lula que são pré-candidatos em 2024
- Abilio Brunini (PL) - Deputado - Cuiabá (MT)
- André Fernandes (PL) - Deputado - Fortaleza (CE)
- Any Ortiz (Cidadania) - Deputada - Porto Alegre (RS)
- Capitão Alberto Neto (PL) - Deputado - Manaus (AM)
- Carlos Viana (Podemos) - Senador - Belo Horizonte (MG)
- Clarissa Tércio (PP) - Deputado - Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Coronel Chrisóstomo (PL) - Deputado - Porto Velho (RO)
- Delegado Éder Mauro (PL) - Deputado - Belém (PA)
- Delegado Ramagem (PL) - Deputado - Rio de Janeiro (RJ)
- Eduardo Girão (Novo) - Senador - Fortaleza (CE)
- Fernando Rodolfo (PL) - Deputado - Caruaru (PE)
- Gerlen Diniz (PP) - Deputado - Sena Madureira (AC)
- Junio Amaral (PL) - Deputado - Contagem (MG)
- Marcos Pollon (PL) - Deputado - Campo Grande (MS)
- Nicoletti (União) - Deputado - Boa Vista (RR)
- Professor Alcides (PL) - Deputado - Aparecida de Goiânia (GO)
- Ricardo Guidi (PL) - Deputado - Criciúma (SC)
- Rosana Valle (PL) - Deputada - Santos (SP)
- Rosângela Reis (PL) - Deputada - Ipatinga (MG)
- Ulisses Guimarães (MDB) - Deputado - Poços de Caldas (MG)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024