O MDB, legenda do prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Ricardo Nunes, realiza a convenção partidária neste sábado (3), às 10h, no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com a presença de políticos de peso, entre eles, o ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
O coronel da Polícia Militar Mello Araújo (PL), vice na chapa do prefeito paulistano, também participa do evento. O MDB espera cerca de 10 mil pessoas para a convenção em São Paulo, que visa demonstrar força e impulsionar a campanha de Nunes. No evento também serão anunciados os mais de 50 candidatos a vereador pelo partido.
A coligação do prefeito de São Paulo inclui 11 siglas: MDB, PL, PSD, Republicanos, Progressistas, Podemos, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza e Avante. Os mandatários das siglas são aguardados para o evento, entre eles, Gilberto Kassab, presidente do PSD, e Marcos Pereira, presidente do Republicanos, que já confirmaram presença.
Apesar da convenção ser uma formalidade, há expectativa sobre a presença de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo. O vereador foi convidado, mas ainda não confirmou presença. Leite, presidente do União Brasil na capital paulista, trabalhou em parceria com Nunes durante o mandato, mas desentendimentos recentes afastaram os políticos.
Apesar de ambos afirmarem que se reconciliaram, o União Brasil ainda não decidiu seu posicionamento nas eleições. Na convenção do partido no último dia 20, os militantes transferiram a decisão para a executiva municipal, ou seja, a escolha de quem vão apoiar em outubro está nas mãos de Milton Leite.
Há duas opções para o partido após a retirada do nome de Kim Kataguiri (União) como pré-candidato: apoiar a reeleição de Nunes ou apoiar o candidato Pablo Marçal (PRTB). Nesta semana, o prefeito de São Paulo definiu o nome da coligação: Caminho Seguro para São Paulo. A frase remete ao tema da segurança pública, um dos assuntos mais valorizados pelo paulistano.
PRTB oficializará Pablo Marçal como candidato a prefeito de São Paulo
A convenção do PRTB na capital paulista também ocorre neste sábado. O evento vai oficializar a candidatura do empresário Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo. A sigla ainda não confirmou, mas o evento também deve anunciar o vice na chapa, sendo Levy Fidelix Filho o nome mais cotado.
O evento não deve contar com a participação de grandes políticos, já que a sigla não conseguiu nenhuma coligação. Nas redes sociais, Marçal tem prometido a presença de um grupo de empresários renomados em apoio à "chapa pura” do partido.
Os dirigentes do PRTB esperam o apoio do União Brasil, embora essa seja a opção menos provável de Milton Leite, que articula a reaproximação ao prefeito Nunes.
PSTU e UP são os últimos a oficializar candidatos a prefeito de São Paulo
Ainda neste sábado, o PSTU lançará o ex-coordenador do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres, como pré-candidato à prefeitura de São Paulo. No domingo (4), a Unidade Popular (UP) oficializará Ricardo Senese, diretor da Federação Nacional dos Metroviários, para a disputa.
Os dois partidos ainda não confirmaram os vices nas respectivas chapas, mas como nenhuma das siglas conseguiu coligações, as chapas serão "puras", com candidatos do mesmo partido.
Após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Bolsonaro chora e apoiadores traçam estratégia contra Alexandre de Moraes; acompanhe o Entrelinhas
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF