Após elogiar o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirmou seu apoio ao atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). Bolsonaro afirmou que a escolha em São Paulo não é difícil.
De acordo com apuração da Gazeta do Povo, Bolsonaro enviou uma mensagem em uma lista de transmissão no WhatsApp para aliados próximos, dizendo: "certas coisas você não precisa experimentar para saber que é um produto estragado. Meu candidato em São Paulo é Ricardo Nunes. Jair Bolsonaro." A mensagem foi enviada neste sábado (17).
A expressão "produto estragado" faz referência ao empresário. A mensagem foi acompanhada por um vídeo de um influenciador que costuma resgatar entrevistas antigas de personalidades nas redes sociais. No vídeo, aparece uma entrevista feita em 2022 com Marçal, então candidato à presidência, onde ele afirma que fazer o "L" de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o gesto da "arminha" de Bolsonaro são equivalentes.
"É o mesmo sinal para vocês entenderem. Eles são farinha do mesmo saco. Esse aqui (Lula) é fã do Fidel Castro. Esse aqui (Bolsonaro) é do Carlos Brilhante Ustra", declarou Marçal durante a campanha de 2022.
Bolsonaro muda de tom a pedido de Tarcísio
Segundo apuração da Gazeta do Povo, Bolsonaro reforçou o apoio a Nunes após um pedido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se mostrou insatisfeito com as declarações do ex-presidente e preocupado com a possibilidade de Nunes não avançar para o segundo turno.
Nesta semana, o ex-presidente afirmou em entrevista que Nunes não era seu "candidato dos sonhos" e elogiou Marçal. "Eu fechei com o Ricardo Nunes. Não é o meu candidato dos sonhos, mas tenho um compromisso. Vou ajudá-lo onde for possível. Há também a figura nova do Pablo Marçal, que fala muito bem. É uma pessoa inteligente, com virtudes. Não tem experiência, mas isso faz parte", disse Bolsonaro à rádio 96FM de Natal, na quinta-feira (15).
Na sexta-feira (16), durante uma agenda em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Tarcísio criticou o candidato do PRTB. O governador afirmou que Marçal "baixou muito o nível" da corrida eleitoral para prefeitura da capital paulista, alegando que o influenciador "não tem debate e propostas" e que "não adianta a gente transformar a eleição num circo". Marçal respondeu ao ataque nas redes sociais, afirmando que "baixaria mais ainda o nível com comunistas".
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara