O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um evento de campanha do candidato à prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) nesta terça-feira (22). O almoço em uma churrascaria na Zona Sul da capital paulista contou com a presença de outros líderes políticos, como o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
O evento, ao qual compareceram cerca de 500 pessoas, foi tratado pelo advogado e ex-secretário especial de Comunicação Social do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, como “um embrião para 2026”. Para ele, a live realizada pelo ex-presidente “foi decisiva” no resultado do primeiro turno das eleições em São Paulo.
“O presidente evidenciou qual era o voto correto, no momento correto. Ele evidenciou força também na vitória da direita em diversas capitais. Aqui é um evento histórico para a cidade de São Paulo, que vai erradicar de vez a esquerda daqui”, disse à reportagem da Gazeta do Povo.
Baleia Rossi disse que Bolsonaro ajudou Nunes a resolver dívida "insuperável"
Baleia Rossi destacou a presença de dois ex-presidentes ao encontro – Michel Temer (MDB) também compareceu ao almoço – como um sinal de força para a campanha de Nunes. O presidente do MDB lembrou do período de transição na prefeitura de São Paulo, quando Nunes assumiu o cargo após a morte de Bruno Covas. Segundo Rossi, o novo prefeito tinha um desafio praticamente insuperável pela frente: os débitos do município com a União.
“O Ricardo [Nunes] foi instruído a levar 10 pedidos, mas ele pediu para levar ao presidente o mais difícil. E o presidente Bolsonaro não só o recebeu como zerou a dívida de São Paulo e permitiu que o Ricardo pudesse fazer essa gestão exitosa”, disse Rossi.
"Tenho a sensação de estar colaborando com todo o Brasil", disse Bolsonaro
Em sua fala durante o evento, Bolsonaro disse que tem “a sensação de estar colaborando não apenas com São Paulo, mas com todo Brasil”. O ex-presidente lembrou que a dívida do município se aproximava de R$ 280 milhões mensais, e que contou com a ajuda do ex-ministro da Economia Paulo Guedes para equacionar o problema.
“Falei para ele, o Brasil arrecada demais. Vamos colaborar com o estado de São Paulo. Em poucos meses isso se tornou uma realidade, que obviamente deu uma folga no orçamento dessa capital. Os frutos todos colhem agora, com as políticas que foram implementadas ao longo do tempo”, analisou.
Para Tarcísio de Freitas, segundo turno das eleições municipais não está decidido
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do voto no segundo turno das eleições municipais. “Algumas pessoas falam até que vão viajar no domingo, porque a disputa já está resolvida. Não está não. Dia 27 vamos decidir o futuro desta cidade. E não vamos nos esquecer: o que acontece na cidade de São Paulo repercute em toda a região metropolitana”, comentou.
Nunes agradeceu apoio do governador em sua campanha à reeleição
Nunes agradeceu a presença dos apoiadores e destacou a atuação do governador Tarcísio em sua campanha. “Além de ter um olhar especial para a cidade de São Paulo, por meio das parcerias, se demonstrou um gigante no segundo turno. O momento em que eu tive uma queda nas pesquisas, no fim de agosto, foi quando ele mais entrou na campanha e passou a liderar o nosso grupo”, comentou.