Candidatos à prefeitura de São Paulo comentaram o resultado da pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (18) pelo portal de notícias G1. A pesquisa mostra um empate técnico triplo na liderança da disputa pela prefeitura entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB).
O prefeito e candidato à reeleição em São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou em entrevista coletiva que a campanha segue no caminho certo. “Todas as pesquisas têm dado um indicativo de que estamos no caminho certo. Estou liderando em todas elas e com uma rejeição baixa e a aprovação de governo aumentando”.
Pela rede social Instagram, o candidato do Psol, Guilherme Boulos, afirmou que a pesquisa constata o crescimento da sua candidatura. “Mais uma pesquisa confirma nosso crescimento. Além disso, lideramos a pesquisa espontânea e registramos queda na rejeição! Conto com vocês, muito obrigado pela confiança”.
Já o candidato do PSDB, José Luiz Datena, enviou uma nota à Gazeta do Povo afirmando ter “recuperado terreno” na pesquisa divulgada pela Quaest. “Recebemos com tranquilidade a pesquisa em que recuperamos algum terreno em termos de pontos percentuais. Seguimos nosso trabalho de fazer propostas para a população mais pobre, defender São Paulo e a democracia de ataques e comportamentos tão inadequados que tem sido reiterados nessa campanha”.
A pesquisa começou a ser coletada no último domingo (15) e seguiu com as entrevistas até esta terça-feira (17), de acordo com a divulgação do instituto responsável e disponíveis no G1, o que compreende o período posterior ao episódio envolvendo a agressão física de Datena contra Marçal, durante debate eleitoral realizado pela TV Cultura.
Por sua vez, a candidata Tabata Amaral (PSB) afirmou que a pesquisa retrata um momento "confuso" da eleição, em nota enviada à Gazeta do Povo. "A pesquisa fez um retrato de uma semana atípica, de muitos eventos confusos. É preciso esperar outras pesquisas e os demais dados para confirmar as tendências. Cerca de 45% dos eleitores ainda não têm certeza do voto. Temos debates que podem ser determinantes. É preciso aguardar".
Os candidatos Pablo Marçal e Marina Helena (Novo) não se manifestaram sobre a mais recente pesquisa Quaest até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Metodologia: 1.200 entrevistados pela Quaest entre os dias 15 e 17 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-00281/2024.
Deixe sua opinião