Candidatos a vereador na cidade de São Paulo alinhados com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm evitado incluir o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em suas propagandas pessoais. Eles têm preferido atrelar a imagem pessoal à do próprio Bolsonaro, além de personalidades como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
A ex-secretária de Políticas para as Mulheres e candidata à reeleição na Câmara Municipal Sonaira Fernandes (PL) divulgou material de campanha ao lado da família Bolsonaro. Já Lucas Pavanato (PL) escolheu fotos com Bolsonaro e Nikolas Ferreira, embora o reduto eleitoral do deputado seja em outro estado.
Candidatos do União Brasil, que fazem parte da coligação de Nunes, como Douglas Garcia, Adriles Jorge e Nise Yamaguchi, também têm evitado associar diretamente suas campanhas ao prefeito. De acordo com a apuração da Gazeta do Povo, esses candidatos, próximos a Bolsonaro, reclamam da falta de posicionamento de Nunes em questões ideológicas, o que justifica a relutância em apoiá-lo publicamente.
Em nota, a campanha de Nunes declarou que os apoiadores de Bolsonaro não estarão ao lado de outro candidato que não seja o prefeito. "Bolsonaristas jamais apoiarão um ladrão de banco que já foi condenado e que escolheu um partido ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) para ser candidato".
O posicionamento se refere ao candidato Pablo Marçal (PRTB), que em 2010 foi condenado a quatro anos e cinco meses de reclusão por furto qualificado pela Justiça Federal. O recurso foi analisado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região apenas em 2018 e, em razão da demora, o caso prescreveu. A campanha do prefeito não respondeu o questionamento sobre aliados do ex-presidente estarem receosos de entrar na campanha dele.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, o governador Tarcísio de Freitas pressionou o ex-presidente para que apoiasse Nunes de forma mais firme, o que levou Bolsonaro a gravar um vídeo declarando que o candidato à reeleição é seu candidato em São Paulo.
O vereador e presidente do PL de São Paulo, Isac Félix, afirmou que o partido segue com Nunes. “Como presidente do Diretório Municipal quero manifestar que o Partido Liberal reafirma seu apoio à candidatura majoritária em São Paulo, sendo que o candidato do PL é o atual prefeito e candidato a reeleição, Ricardo Nunes, e o vice, Mello Araújo do PL. Todos os nossos candidatos a vereadores e vereadoras na capital sempre souberam do nosso compromisso com o prefeito Ricardo Nunes e da nossa aliança com o MDB”.
O diretório ressalta que não é permitido apoiar outro candidato. “Nenhum candidato da chapa de vereadores tem a permissão do Diretório Municipal para apoiar qualquer outra candidatura, a não ser a do prefeito Ricardo Nunes. Tomaremos as medidas cabíveis se for constatado que algum candidato/candidata está apoiando outra candidatura”.
- O que Boulos, Marçal e Nunes terão de responder até o dia da votação
- Propaganda eleitoral: o que é permitido na primeira campanha com regras de inteligência artificial
- Marçal repagina versão “Bolsonaro 2018” e cresce na direita com discurso antissistema e combativo
- Debates em São Paulo para as eleições de 2024: veja datas e onde assistir