Pablo Marçal, de 37 anos, é bacharel em direito, empresário, palestrante e influenciador digital com mais de 11 milhões de seguidores no Instagram. Ele é conhecido por vender cursos de desenvolvimento pessoal nas redes sociais e chegou para balançar a eleição na maior capital do país.
Natural de Goiânia (GO), Marçal é casado com Ana Carolina Marçal e pai de quatro filhos. Ganhou notoriedade em 2022, quando levou 32 pessoas para escalar o Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira (SP). O grupo precisou ser resgatado pelos bombeiros devido às más condições climáticas.
Considerado um dos maiores influenciadores das mídias sociais brasileiras, Marçal publica vídeos de seus treinamentos, prometendo “destravar” a mente das pessoas para que prosperem financeiramente. Ele se autodenomina "o call center que se tornou mentor de 10 milhões de brasileiros".
Marçal possui um patrimônio de cerca de R$ 100 milhões, segundo declaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022. O empresário é dono de empresas em diferentes setores, com um foco principal na área de comunicação e marketing.
A carreira política de Pablo Marçal
Nos últimos dois anos, Marçal filiou-se a quatro partidos: Pros, Solidariedade, DC e PRTB. Em 2022, lançou-se como pré-candidato à presidência da República pelo Pros, mas a candidatura não foi homologada devido a divergências internas no partido, que apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marçal afirma ter sido boicotado pelo partido.
Ainda em 2022, candidatou-se a deputado federal por São Paulo e obteve mais de 243 mil votos. Contudo, a candidatura dele foi impugnada por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral.
Na eleição para a prefeitura de São Paulo, Marçal tem movimentado o jogo político com declarações fortes. O empresário afirma que não haverá segundo turno na capital paulista.
- Com histórico de desistências, Datena é pré-candidato à prefeitura de São Paulo
- Deputado e líder do MBL: Kim Kataguiri (União) é pré-candidato à prefeitura de São Paulo
- Líder do MTST e aliado de Lula: Guilherme Boulos (Psol) é pré-candidato à prefeitura de São Paulo
- Empresário e vice de Covas: a trajetória de Ricardo Nunes rumo à disputa pela reeleição em São Paulo
- Ex-assessora de Guedes e economista: Marina Helena (Novo) é pré-candidata à prefeitura de São Paulo
- Da periferia a Harvard e Brasília: Tabata Amaral (PSB) é pré-candidata à prefeitura de São Paulo