O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), comentou a suspensão do X no Brasil durante ato de campanha realizado neste sábado (31), no bairro Jardim das Flores, na zona sul da cidade. "A censura é sempre algo que vai em desencontro à nossa democracia. O Brasil entra agora como o sétimo colocado numa lista de países que acabaram excluindo o X. Não podemos concordar de forma nenhuma. A gente preza pela democracia, pela liberdade de expressão", disse Nunes.
O discurso de Nunes está alinhado ao que tem sido dito por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o caso. Apesar de ter o partido do ex-presidente em sua chapa, Nunes tem enfrentado resistência e candidatos do PL chegaram a "escondê-lo" em seu material de campanha. Aliados tem criticado a censura e as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, responsável pela derrubada da plataforma.
O X foi suspenso no Brasil por uma determinação de Moraes. Neste sábado (31), a plataforma saiu do ar e não pode mais ser acessada no país. A suspensão vale até que todas as ordens judiciais proferidas por Moraes relacionadas à plataforma sejam cumpridas.
Nas redes sociais, Nunes também se manifestou compartilhando uma publicação do deputado estadual André do Prado (PL-SP) que enfatizava a liberdade de expressão. “A liberdade de expressão é um direito fundamental que deve ser preservado. Qualquer medida que possa limitar o livre pensamento e a manifestação de ideias é extremamente prejudicial. A democracia se fortalece quando há respeito às divergências e à pluralidade de vozes. Vamos continuar vigilantes para que nossos direitos sejam sempre respeitados”, disse Prado na publicação compartilhada por Nunes.