Candidata à prefeitura de São Paulo nas eleições 2024, Marina Helena (Novo) é representada nas urnas pelo número 30. Nas eleições de 2022, ela disputou o cargo para a Câmara dos Deputados pelo estado paulista, recebeu mais de 50 mil votos e ficou como primeira suplente.
O vice de Marina Helena é o Coronel Priel, também do Novo. A chapa não fechou coligações com outros partidos.
Quem é Marina Helena
Economista com mestrado pela Universidade de Brasília (UnB), Marina Helena, 43 anos, tem 20 anos de experiência com políticas públicas. Foi diretora de Desestatização do Ministério da Economia, a convite de Paulo Guedes, e diretora-executiva do Instituto Millenium.
Ela também fundou o movimento Brasil Sem Privilégios e trabalhou como economista em instituições como Itaú, Bradesco e Bozano Investimentos. Em 2023, foi dirigente nacional do partido Novo.
Neste ano, os cargos que estarão em disputa nos 5.568 municípios do país são o de prefeito, vice-prefeito e vereador. A disputa para outros cargos eletivos - como presidente da República, deputados estaduais e federais e senadores - ocorre nas chamadas eleições gerais: o último pleito ocorreu no ano de 2022, e o próximo acontecerá daqui a dois anos.
A data marcada para o primeiro turno das eleições municipais de 2024 é em 6 de outubro. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, existe a possibilidade de segundo turno nos casos em que nenhum dos candidatos tiver atingido maioria absoluta de votos, ou seja, mais de 50% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Se houver segundo turno, os eleitores deverão voltar às urnas em 27 de outubro. A votação está prevista para o período das 8h às 17h, no horário de Brasília.