Após o encerramento das convenções partidárias, os partidos definiram os candidatos a prefeito e vice-prefeito de São Paulo. Com a desistência de Kim Kataguiri (União Brasil), a maior capital do país terá 10 candidatos nas eleições de outubro. Os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Das dez candidaturas, oito são lideradas por homens e duas por mulheres. A chapa do PSB é a única composta por duas mulheres. Para o cargo de vice-prefeito, são cinco homens e cinco mulheres. Mesmo após aprovação nas convenções, as candidaturas podem ser alteradas até o prazo de registro na Justiça Eleitoral.
Confira lista dos candidatos a prefeito em São Paulo:
Altino Prazeres (PSTU) e Silvana Garcia (PSTU)
Altino Prazeres Junior, de 57 anos, é matemático formado pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha como operador de trem no metrô há cerca de 30 anos. Ele se declara socialista e revolucionário. Prazeres foi presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo por duas gestões e já concorreu nas eleições de 2016 e 2022, sem sucesso. Silvana Garcia, uma das lideranças dos movimentos de luta por moradia, é a candidata a vice-prefeita na chapa.
Bebetto Haddad (DC) e Antonio Azkoul (DC)
O Democracia Cristã (DC) confirmou Bebetto Haddad, de 68 anos, como candidato a prefeito. Ele é ex-deputado federal e ex-secretário de Esporte, Lazer e Recreação de São Paulo. O delegado da Polícia Civil Marco Antonio Azkoul é o vice na chapa. O partido não tem coligação.
Guilherme Boulos (PSOL) e Marta Suplicy (PT)
Guilherme Boulos, de 41 anos, ex-coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), é deputado federal por São Paulo. Ele terá como vice a ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy (PT), resultado de uma articulação entre PSOL e PT promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
João Pimenta (PCO) e Francisco Muniz (PCO)
O Partido da Causa Operária (PCO) lançou João Pimenta, de 27 anos, coordenador da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Ele é o candidato mais jovem na disputa. Francisco Muniz, também da direção nacional do PCO, será o candidato a vice-prefeito na chapa "pura" do partido.
José Luiz Datena (PSDB) e José Aníbal (PSDB)
José Luiz Datena, de 67 anos, é apresentador de TV e pré-candidato pelo PSDB. Após várias desistências em eleições passadas, Datena promete manter a candidatura. O PSDB que busca retomar o comando da principal capital do país lançou uma chapa "pura" para a disputa. O ex-senador José Aníbal foi escolhido para ser vice do apresentador. O PSDB faz parte de uma Federação com o Cidadania.
Marina Helena (Novo) e Reynaldo Priell (Novo)
Marina Helena, de 43 anos, economista e ex-diretora de desestatização do Ministério da Economia na gestão de Paulo Guedes, será a candidata do partido Novo. O coronel da Polícia Militar Reynaldo Priell Neto foi o escolhido para vice na chapa do partido, que não tem coligação.
Pablo Marçal (PRTB) e Antonia de Jesus (PRTB)
Pablo Marçal, de 37 anos, é empresário e influenciador digital. O PRTB anunciou como vice a cabo da Polícia Militar Antônia de Jesus em um evento conhecido como: chá revelação. O partido ainda não tem nenhuma coligação e articula para conseguir participar dos debates e ter maior tempo de televisão e rádio.
Ricardo Nunes (MDB) e Mello Araújo (PL)
Ricardo Nunes, 57 anos, atual prefeito de São Paulo, assumiu o cargo após a morte de Bruno Covas em 2021. Com um perfil discreto, Nunes foi vereador antes de se tornar prefeito. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou o coronel da Polícia Militar Ricardo Mello Araújo como vice na chapa à reeleição. Araújo foi presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) durante a gestão de Bolsonaro.
A coligação de Nunes é composta por 12 partidos: MDB, PL, PP, PSD, Republicanos, Podemos, Avante, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza e o União Brasil.
Ricardo Senese (UP) e Julia Soares (UP)
Ricardo Senese, dirigente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) e operador de transporte metroviário há mais de 10 anos, é o candidato da Unidade Popular (UP). Julia Soares, coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário (MMOB), será a candidata a vice-prefeita na chapa.
Tabata Amaral (PSB) e Lúcia França (PSB)
A deputada federal Tabata Amaral, 30 anos, é candidata a prefeita pelo PSB. Pela primeira vez, a parlamentar tenta um cargo no Executivo. Lúcia França, professora e esposa do ministro do Empreendedorismo e da Microempresa, Marcio França, é a candidata a vice-prefeita, compondo a única chapa 100% feminina.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara