Durante uma live transmitida neste sábado (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que são as mulheres que sabem “o que tem dentro da geladeira”. A declaração foi feita enquanto ele aconselhava Guilherme Boulos (Psol), seu candidato à Prefeitura de São Paulo, sobre como se relacionar com o público feminino caso seja eleito. “Vamos tratar as mulheres com muito carinho. Se você [Boulos] puder dedique um tempo especial para conversar com a mulher brasileira, porque ela é vítima, é ela quem cuida do marido, dos filhos, da casa, inclusive da geladeira. É a mulher que sabe as coisas que tem dentro da geladeira”, disse Lula ao psolista.
Lula também comparou a situação das donas de casa que perdem bens à dos homens que perdem carros ou empreendimentos. “Se um homem perde o carro, ele pode comprar outro. Se a fábrica vai à falência, ele pode pedir ajuda. Então, por que a gente não pode ajudar a dona de casa? A pessoa que faz tanto sacrifício, que guardou as coisinhas para o filho dela comer no dia seguinte, e durante a falta de energia, perde”, afirmou.
As falas contradizem o discurso progressista, em defesa do feminismo, apoiado pelo petista e se somam a outras gafes proferidas desde o começo de seu terceiro mandato.
Live repetiu baixa audiência do primeiro turno
Apesar de ser transmitida tanto nos canais no YouTube do presidente Lula como do candidato Boulos, além dos perfis do Instagram de ambos, o pico de audiência foi de 9.541 pessoas. A live deste sábado foi uma alternativa às duas caminhadas que Boulos programava com Lula, mas que foram canceladas por causa das chuvas em São Paulo.
Essa é a 2ª vez que uma live de Lula e Boulos tem baixa audiência. Antes do primeiro turno das eleições, os dois transmitiram um encontro de nove minutos. Nessa ocasião, o pico foi quando 11.400 pessoas estavam on-line ao mesmo tempo.
O presidente Lula tem 13,2 milhões de seguidores no Instagram e 1,42 milhões de inscritos no YouTube. Boulos tem 2,4 milhões de seguidores no Instagram e 412 mil inscritos no YouTube.