O PRTB, partido que lançou Pablo Marçal na disputa da prefeitura de São Paulo, segue sem coligação e o escolhido para vice na chapa do empresário deve ser do mesmo partido. O nome mais cotado é Levy Fidelix Filho, herdeiro do fundador do partido, Levy Fidelix.
A convenção do PRTB na capital paulista, marcada para o próximo dia 3, deve anunciar oficialmente Fidelix como vice de Marçal. Fidelix Filho tentou ser deputado federal em 2022, mas não foi eleito.
Dirigentes do PRTB sonham com o apoio do União Brasil, que ainda não decidiu se apoiará a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), lançará o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) ou apoiará Pablo Marçal. O apoio a Marçal é considerada a opção menos provável.
Outro desafio do PRTB é a falta de representatividade no Congresso Nacional. Na Câmara dos Vereadores de São Paulo, a situação é similar, dificultando a participação de Marçal em debates de rádio e televisão.
Racha no PRTB ameaça candidatura de Pablo Marçal
Desde 2021, após a morte de Levy Fidelix devido a complicações da covid-19, o PRTB enfrenta um racha interno. Júlio Cezar Fidelix, irmão do fundador do partido, entrou na Justiça para tentar rever a posição de mandatário da sigla, ocupada por Leonardo Avalanche.
Em 2021, Júlio Cezar Fidelix chegou a comandar o partido nacionalmente, mas a convenção que lhe deu poder foi contestada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suspeitas de falsificação de assinaturas. O ministro Alexandre de Moraes nomeou um interventor, que convocou uma nova convenção, na qual Leonardo Avalanche recebeu 30 dos 56 votos possíveis.
Pablo Marçal teve a candidatura à Presidência da República em 2022 vetada pelo Pros devido ao racha interno. Com receio de que o episódio se repita, o empresário contratou os advogados Gustavo Bonini Guedes e Thiago Boverio, que têm experiência na defesa de políticos como Michel Temer, Sergio Moro, Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, Marçal acredita ser pouco provável que o problema de 2022 se repita, pela amizade com Avalanche, que apoia a candidatura dele. "Juntos, vamos eleger Pablo Marçal o novo prefeito da maior cidade do hemisfério sul e a locomotiva do Brasil", anunciou o PRTB em nota.
Recentemente, o PRTB fez mudanças em cargos dentro do partido. Marçal passou a ser presidente de honra da sigla, enquanto Avalanche acumula o comando do partido nacional e no estado de São Paulo. Levy Fidelix Filho assumiu a presidência municipal do partido em São Paulo.
Em nota, o PRTB anunciou a nova formação: "a tradição do PRTB continua com a nomeação dos filhos de Fidelix no diretório estadual. Levy Fidelix Filho assume o cargo de segundo vice-presidente, enquanto Lívia Fidelix é a primeira-tesoureira."
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
“Macron sabota o Brasil com mentiras ambientais e Lula não faz nada”, diz Bolsonaro