O candidato Pablo Marçal (PRTB) anunciou duas secretárias para eventual gestão à prefeitura de São Paulo| Foto: Sebastião Moreira/EFE
Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Em entrevista coletiva concedida no final da tarde dessa terça-feira (1º), o candidato Pablo Marçal (PRTB), anunciou duas secretárias para eventual gestão à prefeitura de São Paulo: Patrícia Borges para a pasta do Esporte e Selene Peres Peres Gomes para Gestão e Responsabilidade Fiscal. Marçal afirmou ainda que na próxima quinta-feira (3) anunciará a secretária de Habitação, segundo ele "a pessoa mais importante que eu levantei na habitação na cidade de São Paulo".

CARREGANDO :)

Além disso, Pablo Marçal afirmou que Ricardo Salles (Novo) "seria um grande nome para ser secretário" e "está pensando" em convidá-lo para comandar uma "pasta poderosa", mas que "primeiro ele tem que aceitar para depois falar da pasta".

Ao longo da entrevista coletiva, Marçal demonstrou não conhecer muito bem os secretários escolhidos pela eventual futura gestão, tendo chamado Selene de "Selena" e afirmando inicialmente que ela deixou o governo Caiado para aceitar o convite para sua campanha, retificando na sequência a informação após conversar com os assessores.

Publicidade

Patrícia Borges é campeã mundial e candidata à vereadora pelo União Brasil

Patrícia Borges é campeã mundial de vôlei e candidata à vereadora de São José dos Campos pelo União Brasil. "Colocamos o esporte como o principal veículo, junto com a educação, de formação das crianças e também da população de São Paulo, e ninguém melhor para representar isso do que uma atleta de ponta", disse Felipe Sabará, coordenador do plano de governo de Marçal.

"Para muitas pessoas no país o esporte ainda é apenas um instrumento de ocupação, para outros, recreação, para outros, hobby, mas aqui em São Paulo, para todo mundo, vai ser um instrumento para moldar o caráter, o corpo, a mente. Uma pessoa que entra no nível de um esportista dificilmente vai parar em uma cracolândia da vida", disse Pablo Marçal.

"Todos que passam pelo esporte têm facilidade em qualquer área da vida, aliás eu falo também que o esporte, se você for parar para pensar em segurança, em comunidades que possuem programas esportivos, a criminalidade cai mais de 30% ao ano", disse Patrícia Borges.

"[O esporte] age também junto à educação, porque diminui a evasão escolar, ajuda em valores como disciplina, trabalho em equipe, hierarquia, são valores que hoje em dia infelizmente estão perdidos, em nossa sociedade", defendeu ela. "Nas comunidades, você vê as crianças endeusando o traficante, até chegar o amiguinho com a medalha no peito", complementou.

Selene Nunes foi secretária de Caiado e trabalhou no governo federal

Selene Nunes foi secretária de Estado da Economia no governo do Estado de Goiás, durante a gestão de Ronaldo Caiado (União), e pediu exoneração no ano passado devido a um trabalho de doutorado. De acordo com o seu perfil no Linkedin, ela atuou na área econômica do governo federal na década de 1990 e, posteriormente, atuou no Tesouro Nacional durante o segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na secretaria de Política Econômica na gestão de Dilma Rousseff (PT), entre 2012 e 2014.

Publicidade

"Conhecida como a mãe da lei de responsabilidade fiscal, se não fosse ela, o Brasil já estaria quebrado há muito tempo, eu ouso dizer isso. Porque ela como servidora de carreira federal, e foi secretária também federal, ela fez a diferença no Brasil e fez a diferença em Goiás, e agora vai fazer a diferença aqui em São Paulo, na maior cidade da América do Sul, na maior cidade do Brasil", disse Filipe Sabará na coletiva de imprensa.

Marcos Cintra, que foi anunciado na semana passada secretário da Fazenda, afirmou que Selene "é uma grande economista, é tida como a mãe da lei de responsabilidade fiscal", e que "ela que iniciou o processo de lei de responsabilidade fiscal no Brasil, que infelizmente está sendo desfeito ao longo dos únicos anos."

Selene Nunes, por sua vez, afirmou que a sua "intenção é contribuir com o melhor do meu conhecimento, da minha experiência de vida pública, que já são mais de 30 anos no governo federal, e estadual de Goiás, e contribuir com isso para que realente a realidade da cidade de São Paulo possa ser transformada". Ela afirmou ainda que seu compromisso "é preservar a responsabilidade fiscal no município e fazer o melhor pelo povo".

Além de anúncio sobre secretárias, Marçal fala sobre planos em âmbito federal

Após o anúncio sobre as secretarias, Pablo Marçal respondeu a perguntas dos jornalistas e confirmou que tem planos para cargos federais, de maneira que consiga tratar de temas como o sistema penal, o imposto único e mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Coloquei 12 anos para estar no serviço público, espero concluir esses 12 anos nesse lugar que você está falando. Você está imaginando, a tua mente está junto comigo no mesmo lugar. Eu serei promovido politicamente e você também vai ser promovido dentro do jornalismo", disse Marçal.

Publicidade

Questionado sobre o imposto único, Marcos Cintra afirmou que, apesar de ser um projeto que só funciona nacionalmente, a filosofia do imposto único é a simplificação e a desburocratização, "e isso pode ser aplicado sim em uma prefeitura. A prefeitura pode passar sim por um processo de reforma tributária que simplifique, que desburocratize e que de alguma maneira caminhe na direção de um imposto único."

Marçal falou sobre propostas para a prefeitura de São Paulo

O candidato do PRTB, Pablo Marçal, afirmou ainda que vai fazer um anúncio sobre o corte de 10 pastas, em que a equipe "vai falar onde a gente vai realocar essas diretorias".

Durante a entrevista coletiva desta terça-feira (1), ele afirmou que "partido político vai vir em segundo lugar, o ideal de uma nação tem que vir primeiro". "Meu partido é o Brasil e eu vou lutar como cidadão, que um dia qualquer pessoa possa se candidatar sem se curvar a um partido político", complementou ele.

Marçal afirmou ainda que vai criar um modelo de gestão nas secretarias em que vai dividir o secretariado em quatro grupos e cada um terá a sua própria métrica. Aquele que não conseguir atingir o resultado terá mais um período para se recuperar, porém, se não melhorar, será substituído: "significa que não tem competência e eu vou colocar outra pessoa no lugar", disse ele.

O candidato afirmou ainda que vai criar um secretariado para "trazer as melhores ideias do Brasil", por meio de um portal com as melhores práticas entre todas as prefeituras do brasileiras "para captar as melhores ideias da administração pública". A ideia seria "trazer a iniciativa privada para patrocinar os melhores prefeitos com as melhores ideias" e "elevar o serviço público". Posteriormente, quer ampliar para as melhores ideias de prefeituras do mundo.

Publicidade

Sobre as questões climáticas, Pablo Marçal afirmou que essa é a "prioridade número um" e que vai cobrar a Sabesp em relação ao saneamento básico: "Se eu não ver de fato essa empresa imbuída em resolver esse problema do saneamento básico, até para atender a universalização do saneamento básico, eu vou abrir uma empresa da prefeitura para resolver isso", disse ele.

Já em relação à eletrificação da frota, ele afirmou que quer "estudar formas de a gente migrar os carros de hoje para elétrico" e que "tem como fazer isso".

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]