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Campanha do candidato Pablo Marçal (PRTB) se inspira em Lula (PT) e Bolsonaro (PL) para vencer rejeição.
Campanha do candidato Pablo Marçal (PRTB) se inspira em Lula (PT) e Bolsonaro (PL) para vencer índice de rejeição do eleitorado.| Foto: Renato Pizzutto/Band TV

A equipe de campanha do empresário Pablo Marçal (PRTB) não vê o índice de rejeição do candidato, apontado em levantamentos, como um obstáculo para conquistar o eleitorado. A análise é baseada nas campanhas vitoriosas de Jair Bolsonaro (PL) em 2018 e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, que também enfrentaram altos índices de rejeição.

Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a rejeição ao candidato está relacionada à postura mais agressiva adotada em debates eleitorais e, também, em entrevistas, além do excesso dos chamados "cortes" nas redes sociais. No entanto, a campanha do candidato reconhece que essa abordagem combativa foi necessária para aumentar a visibilidade de Marçal na maior capital do país.

Índice de rejeição que a equipe de Marçal espera reduzir após o episódio envolvendo a agressão do adversário na disputa José Luiz Datena (PSDB), que arremessou uma cadeira contra o candidato do PRTB, durante o debate promovido pela TV Cultura na noite do último domingo (15). Uma nova pesquisa Quaest sobre a intenção de votos na capital paulista está prevista para ser divulgada nesta quarta-feira (18).

Entre os oponentes, Marçal concorre contra pessoas de mais conhecimento popular, como o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, os deputados federais Tabata Amaral (PSB) e Guilherme Boulos (Psol), e o próprio Datena, fator que faz a campanha do PRTB acreditar que a postura adotada pelo candidato do partido - que nunca ocupou cargo público - foi essencial para ele ganhar os holofotes nessa disputa eleitoral.

Pesquisas indicam índice de rejeição de Pablo Marçal

O instituto AtlasIntel divulgou uma pesquisa na última quarta-feira (11) que mostra o nível de rejeição dos candidatos à prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. Em resposta à pergunta "Você tem uma imagem positiva ou negativa dos seguintes líderes?", o resultado obtido entre os eleitores foi:

Pablo Marçal

  • Negativa: 52%
  • Positiva: 40%
  • Não sabe: 8%

Tabata Amaral

  • Negativa: 39%
  • Positiva: 35%
  • Não sabe: 27%

Guilherme Boulos

  • Negativa: 59%
  • Positiva: 32%
  • Não sabe: 9%

Ricardo Nunes

  • Negativa: 55%
  • Positiva: 30%
  • Não sabe: 16%

Marina Helena

  • Negativa: 20%
  • Positiva: 29%
  • Não sabe: 51%

Datena

  • Negativa: 56%
  • Positiva: 22%
  • Não sabe: 23%

Metodologia da pesquisa a prefeito de São Paulo: 2.200 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 5 e 10 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-01125/2024.

Já pela pesquisas Datafolha divulgada no último dia 5, os nomes mais citados no índice rejeição foram os de Marçal, Boulos e Datena.

Pesquisa do Datafolha apurou a rejeição dos candidatos à prefeitura de São Paulo

  • Pablo Marçal (PRTB): 38%
  • Guilherme Boulos (Psol): 37%
  • Datena (PSDB): 32%
  • Ricardo Nunes (MDB): 21%
  • João Pimenta (PCO): 17%
  • Tabata Amaral (PSB): 17%
  • Bebeto Haddad (DC): 16%
  • Altino Prazeres (PSTU): 14%
  • Marina Helena (Novo): 13%
  • Ricardo Senese (UP): 10%
  • Rejeita todos: 2%
  • Não rejeita nenhum: 1%
  • Indecisos: 4% 

Metodologia: 1.204 entrevistados pela Datafolha entre os dias 3 e 4 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03608/2024.

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