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Pablo Marçal
PRTB aposta em influência digital para emplacar Pablo Marçal (PRTB) na prefeitura de São Paulo.| Foto: Divulgação/PRTB

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) abandonou a pré-candidatura de padre Kelmon para apostar no nome do empreendedor e influenciador digital Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo. O empresário chegou a ser candidato à presidência da República em 2022, mas teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após racha de seu então partido, o Pros, que decidiu apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marçal é tido como um dos maiores influenciadores nas mídias sociais brasileiras. Somente no Instagram, Marçal acumula mais de 10 milhões de seguidores. O palestrante se intitula "o call center que se tornou mentor de 10 milhões de brasileiros". Conhecido por ser multifunção, Marçal é palestrante, empresário e autor de livros de autoajuda.

O desafio de Pablo Marçal é grande. Além de ter que desbancar figurões da política paulista, o empresário terá que fazer campanha em um partido pequeno com pouco tempo de televisão e uma cota mínima de fundo eleitoral. O PRTB não possui representantes na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara dos Vereadores da capital paulista.

Pablo Marçal tem 37 anos e nasceu em Goiânia (GO). Ele é casado com Ana Carolina Marçal, com quem tem quatro filhos. Seu nome ganhou notoriedade em maior escala em 2022 depois de um episódio em que ele levou 32 pessoas para uma escalada e o grupo precisou ser resgatado pelos bombeiros devido às más condições climáticas.

O PRTB oficializou a candidatura de Pablo Marçal na última sexta-feira (25). A legenda fundada pelo falecido Levy Fidelix justificou a candidatura de Marçal “por serviços prestados para nação”.

No Instagram, o pré-candidato Marçal afirmou estar assumindo o maior desafio da sua vida. “Assumo o maior desafio da minha vida, com fé em Deus, coragem, apoio popular e da minha família para humildemente ser o servidor público com maior responsabilidade entre todos nessa cidade”, disse Marçal.

Pablo Marçal já foi filiado a quatro partidos políticos

Apesar de nunca ter assumido nenhum cargo na política, Marçal já foi filiado a quatro partidos: Solidariedade, Democracia Cristã, Pros e, desde 5 abril, está no PRTB. Em 2022, depois da candidatura à presidência barrada, ele se lançou candidato a deputado federal. Obteve mais de 243 mil votos, mas não assumiu a vaga. O registro da sua candidatura acabou indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Como Pablo Marçal aparece nas pesquisas de intenções de votos para a prefeitura de São Paulo

Na última quarta-feira (29), o Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento com as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo*. No cenário de pesquisa espontânea, ou seja, quando o entrevistador não cita os nomes dos pré-candidatos, Pablo Marçal apareceu com 0,3% das intenções de voto.

Já no cenário estimulado, ou seja, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados para o eleitor, as intenções de voto em Pablo Marçal saltam para 5,1%. Em outro cenário estimulado em que a pesquisa não colocou os nomes de José Luiz Datena (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil), Marçal passa para 6,9% de intenções de voto.

Na terça-feira (23) também foi divulgada uma pesquisa sobre intenções de voto para a prefeitura de São Paulo pelo instituto AtlasIntel**, realizada em parceria com a CNN.

Segundo esta pesquisa, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) tem 37,2% das intenções de voto; em segundo lugar aparece o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 20,5%. Pablo Marçal aparece em terceiro lugar, com 10,4% das intenções de voto. Logo na sequência surgem Tabata Amaral (PSB), com 9,9% e José Luiz Datena (PSDB), com 7,9%, mesmo percentual que Kim Kataguiri (União Brasil). Marina Helena (Novo) fica com 3,5%. Fechando a lista, Altino Prazeres (PSTU) registra 0,5% das intenções de voto. Não sabe em quem vai votar ficou com 0,9% e branco ou nulo com 1,4%.

Esta é a melhor colocação de Marçal desde que seu nome passou a ser incluído em pesquisas eleitorais para a prefeitura de São Paulo.

“Marçal pode pegar votos de Nunes e preocupa o prefeito”, diz cientista política

Denilde Holzhacker, cientista política e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), afirma que a candidatura de Marçal tem potencial tirar votos do atual prefeito, Ricardo Nunes. “A pesquisa Atlas mostrou que o Marçal tira voto da direita, principalmente da candidatura do Ricardo Nunes. Isso é preocupante para o Nunes. Quanto mais candidatos à direita na disputa, mais descentralizado é o voto da direita”.

A professora afirma que o empresário deve enfrentar obstáculos com a falta de estrutura do partido. “É surpreendente que o Pablo Marçal tenha sido escolhido pelo PRTB. Acho que essa projeção nas mídias sociais pode dar para ele uma capacidade de atuação e relevância eleitoral. Mas está num partido pequeno, com pouca capilaridade, com pouca estrutura para campanhas".

Denilde diz que apesar da forte presença digital de Marçal, ele precisará conquistar o eleitor também no offline. “A eleição municipal tem um foco nos problemas da cidade. Precisa ter um conhecimento e uma atuação muito forte em algumas regiões. Não sei o quanto essa projeção de 10 milhões de seguidores [no Instagram] residem na cidade São Paulo. Provavelmente um grande número”.

Para a docente, o método de entrevista da AtlasIntel influencia nos números do pré-candidato do PRTB. “Os candidatos outsiders estão ganhando projeção em alguns pleitos. Essa pode ser a vantagem dele para conseguir ter maior capacidade eleitoral. O resultado da pesquisa da Atlas foi surpreendente, porque ele sai com um número alto. A presença do Marçal nas redes é um fator. É o público que já está mais próximo dele".

Por fim, a cientista política acha que Marçal pode crescer nos debates. "Ele tem boa presença midiática, vai ser um candidato que vai trazer um debate por ter capacidade de articulação. Ele é um candidato que quer ter projeção".

Metodologias de pesquisa

*Metodologia: 1.500 entrevistados pessoalmente, pelo Paraná Pesquisas, entre os dias 24 e 28 de maio de 2024. A pesquisa foi realizada por iniciativa do próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SP-05645/2024.

**A pesquisa Atlas/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral como SP-05357/2024. Foram entrevistados 1.670 eleitores, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 22 e 27 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A AtlasIntel informa que o Recrutamento Digital Aleatório é quando os eleitores são recrutados pela internet durante uma navegação de rotina. Os usuários são localizados através de dispositivos como smartphones, tablets, laptops ou computadores. A empresa afirma que a metodologia evita um eventual impacto psicológico no momento da entrevista.

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