O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), voltou a subir nas intenções de voto entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que indicou o Coronel Mello Araújo para a chapa à reeleição do candidato. Segundo a pesquisa Datafolha, publicada pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, Nunes tem 40% da preferência dos eleitores que apoiam Bolsonaro, enquanto o empresário Pablo Marçal (PRTB) somou 41% no levantamento segmentado.
Entre o final de agosto e setembro, Marçal conseguiu capturar as intenções de votos do eleitorado de Bolsonaro com um discurso combativo contra o sistema político e o forte engajamento do público nas redes sociais. A pesquisa Datafolha do dia 22 de agosto mostrava que 44% dos eleitores do ex-presidente declararam voto em Marçal, sendo que Nunes tinha 30% da preferência, apesar da aliança com o PL.
Em 5 de setembro, o prefeito de São Paulo oscilou apenas um ponto percentual para cima, enquanto o candidato do PRTB consolidava a campanha entre os eleitores de Bolsonaro com 48% das intenções de votos, conforme a pesquisa Datafolha.
Com a presença ainda discreta de Bolsonaro na campanha, Nunes passou a contar com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), em vídeos de apoio e no pedido de voto endereçado aos eleitores paulistanos. Na semana passada, o Datafolha registrou a reação do candidato à reeleição com o empate técnico, dentro da margem de erro, entre o eleitorado de Bolsonaro: Marçal teve 42% das intenções de votos e Nunes 39% em levantamento divulgado em 12 de setembro. Nesse quesito do levantamento, a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
No último Feriado da Independência, no dia 7 de setembro, Nunes subiu ao palanque ao lado de Bolsonaro e Tarcísio na manifestação pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Já na transferência de votos entre o público que elegeu o governador Tarcísio em 2022, Nunes voltou a liderar na última semana com 42% e oscilou para 43%. Marçal seguiu o mesmo ritmo do adversário e passou de 36% para 37% na preferência do eleitorado do mandatário do Republicanos. Ou seja, ambos ainda estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, apesar da vantagem numérica de Nunes.
Metodologia da pesquisa Datafolha a prefeito de São Paulo: 1.204 entrevistados pela Datafolha entre os dias 17 e 19 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa para a prefeitura de São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Registro no TSE nº SP-03842/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.