Uma das principais reclamações dos paulistanos é o trânsito caótico da cidade. De acordo com um levantamento realizado pela empresa TomTom Traffic, a capital paulista possui o pior trânsito do Brasil e ocupa a 33ª posição entre as 387 cidades avaliadas.
Segundo a pesquisa, a velocidade média de São Paulo em 2023 foi de 21 km/h. Com base nos planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Gazeta do Povo compilou as propostas dos candidatos à prefeitura de São Paulo para a mobilidade urbana da cidade.
Entre as soluções apresentadas pelos candidatos estão o aumento das faixas exclusivas para ônibus e moto, incentivo para outros modais como bicicleta e a criação de um teleférico para as periferias da cidade.
Veja o que propõem os candidatos à prefeitura de São Paulo para o trânsito e a mobilidade urbana
Guilherme Boulos
O candidato do Psol, Guilherme Boulos, defende no plano de governo o aumento das faixas exclusivas de ônibus e moto, além de ampliar o programa “Tarifa Zero”.
- Expansão dos corredores de ônibus: Aricanduva, Radial Leste, Miguel Yunes, M’Boi Mirim, Celso Garcia, Itaim-São Mateus, Norte-Sul e Perimetral Bandeirantes
- Expandir a Tarifa Zero
- Ampliação das políticas públicas voltadas a pedestres e ciclistas
- Plano Mais Ônibus, Mais Conforto: ampliação da fiscalização sobre o serviço e a remuneração das empresas, além de estabelecer tempos de intervalos máximos
- Melhorar a infraestrutura das vias, em conjunto com ações de educação no trânsito, além de ampliar o programa de faixas exclusivas para motos
- Ampliar o acesso ao Transporte Escolar Gratuito (TEG), avaliando a redução da distância mínima (atualmente em 1,5 km) entre casa e escola
José Luiz Datena
O candidato tucano, José Luiz Datena (PSDB), afirma no plano de governo que fortalecerá programas existentes na prefeitura e destaca a preocupação com o meio ambiente.
- Fortalecimento de serviços como o Atende+, que oferece transporte gratuito e porta a porta para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
- O setor de transporte é responsável por cerca de 60% das emissões de gases de efeito estufa, em decorrência, sobretudo, do uso de combustíveis fósseis
- Investimento pesado em campanhas educativas [de trânsito], fiscalização e dura punição aos infratores
Marina Helena
A candidata do Novo à prefeitura de São Paulo, Marina Helena, cita dados de quantas horas os paulistanos perdem no trânsito e elenca quatro propostas.
- Linha Inteligente: redesenhar e operar as linhas de ônibus com base nos dados de locomoção dos paulistanos, integrados aos principais aplicativos de mobilidade
- Reduzir a tarifa do transporte público fora dos horários de pico
- Estimular novas modalidades de transporte como patinetes, mototáxis, Uber compartilhado e outros;
- Remodelar as concessões, separando as empresas que operam daquelas que possuem os ativos (ônibus, garagens, etc)
Ricardo Nunes
O prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), enaltece feitos sobre mobilidade da atual gestão e promete ampliar programas existentes.
- Buscar a integração da eletricidade, biometano e hidrogênio de baixo carbono como fontes sustentáveis de energia para veículos
- Incentivar a descarbonização da frota vinculada aos serviços autorizados de táxis e transporte escolares
- Expansão da rede de ciclovias
- Implantar novos terminais
- Investir na requalificação de calçadas e calçadões
- Expandir ainda mais a Faixa Azul para motociclistas, com o objetivo de superar 400 km
- Construção de novos terminais de integração de ônibus e fazer a concessão dos terminais do Bloco Leste, que prevê a requalificação e modernização
- Investimentos em obras de duplicação de avenidas, novas pontes e construção de novas vias, tal qual a extensão da Marginal Pinheiros
- Implementar alternativas de transporte inovadoras e sustentáveis, como a expansão do Aquático SP para as regiões de Billings e Guarapiranga e a implementação do VLT no centro da cidade
- Ampliar as ações de educação de trânsito
- Concluir os oito novos corredores de ônibus e BRTs e iniciar obras em 6 novos corredores e BRTs
Pablo Marçal
O candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, tem como meta na mobilidade urbana "colocar um fim na indústria da multa". O empresário também destaca para a área da mobilidade a implantação de teleféricos.
- Incentivar o uso de transportes alternativos, como bicicletas e caronas compartilhadas
- Incluir medidas específicas para garantir que as multas de trânsito sejam utilizadas para promover a segurança viária e não como uma forma de gerar receita
- Implementar tecnologias para monitoramento e controle que focam mais na prevenção de infrações do que na punição
- Criar bolsões de estacionamento em pontos estratégicos da cidade, próximos a estações de metrô e terminais de ônibus
- Liberar a faixa da direita para veículos com mais de um ocupante durante horários de pico, incentivando o carpooling (carona solidária)
- Pressionar o governo estadual para a conclusão das obras do Rodoanel
- Instalar sistemas de teleféricos em áreas de difícil acesso e regiões com alta densidade populacional
- Atualizar as diretrizes que orientam o desenvolvimento urbano do município e reverter a tendência vigente de espraiamento
- Aumentar a oferta de moradias na região central para aproximar as pessoas dos trabalhos
Tabata Amaral
A candidata do PSB, Tabata Amaral, apresenta 10 propostas para a área da mobilidade e o transporte público de São Paulo.
- Aumentar a velocidade de circulação dos ônibus em corredores e faixas exclusivas através da ampliação da quilometragem existente
- Instalar painéis eletrônicos nos terminais de ônibus e nos abrigos de parada, mostrando os horários das partidas e chegadas do transporte
- Redesenhar as linhas de ônibus para criar rotas mais diretas, reduzindo o tempo de viagem e evitando sobreposições com outros meios de transporte
- Utilizar dados do tráfego e do uso do transporte público para ajustar as linhas de acordo com a demanda real
- Integrar as linhas de ônibus com outros modais de transporte, como ciclovias, ciclofaixas, trens, metrôs e transporte hidroviário
- Aprimorar o modelo de remuneração das empresas concessionárias, utilizando indicadores de qualidade dos serviços prestados
- Diversificar as fontes de receita para investimentos no sistema de transportes
- Expandir a eletrificação da frota de ônibus e do uso de combustíveis menos poluentes
- Investimento nas condições de caminhabilidade para os pedestres, ações de comunicação e campanhas educativas, intensificação da fiscalização do trânsito, melhorias na sinalização viária
- Remodelar o sistema de bilhetagem, estudando a viabilidade para o pagamento do transporte com cartão de crédito e débito e aplicativo de celular
- Expandir o número de bicicletários em terminais de ônibus, estações da CPTM e Metrô
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