Levantamento realizado pela empresa TomTom Traffic indicou São Paulo como o pior trânsito do Brasil.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
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Uma das principais reclamações dos paulistanos é o trânsito caótico da cidade. De acordo com um levantamento realizado pela empresa TomTom Traffic, a capital paulista possui o pior trânsito do Brasil e ocupa a 33ª posição entre as 387 cidades avaliadas.

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Segundo a pesquisa, a velocidade média de São Paulo em 2023 foi de 21 km/h. Com base nos planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Gazeta do Povo compilou as propostas dos candidatos à prefeitura de São Paulo para a mobilidade urbana da cidade.

Entre as soluções apresentadas pelos candidatos estão o aumento das faixas exclusivas para ônibus e moto, incentivo para outros modais como bicicleta e a criação de um teleférico para as periferias da cidade.

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Veja o que propõem os candidatos à prefeitura de São Paulo para o trânsito e a mobilidade urbana

Guilherme Boulos

O candidato do Psol, Guilherme Boulos, defende no plano de governo o aumento das faixas exclusivas de ônibus e moto, além de ampliar o programa “Tarifa Zero”.

  • Expansão dos corredores de ônibus: Aricanduva, Radial Leste, Miguel Yunes, M’Boi Mirim, Celso Garcia, Itaim-São Mateus, Norte-Sul e Perimetral Bandeirantes
  • Expandir a Tarifa Zero
  • Ampliação das políticas públicas voltadas a pedestres e ciclistas
  • Plano Mais Ônibus, Mais Conforto: ampliação da fiscalização sobre o serviço e a remuneração das empresas, além de estabelecer tempos de intervalos máximos
  • Melhorar a infraestrutura das vias, em conjunto com ações de educação no trânsito, além de ampliar o programa de faixas exclusivas para motos
  • Ampliar o acesso ao Transporte Escolar Gratuito (TEG), avaliando a redução da distância mínima (atualmente em 1,5 km) entre casa e escola

José Luiz Datena

O candidato tucano, José Luiz Datena (PSDB), afirma no plano de governo que fortalecerá programas existentes na prefeitura e destaca a preocupação com o meio ambiente.

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  • Fortalecimento de serviços como o Atende+, que oferece transporte gratuito e porta a porta para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
  • O setor de transporte é responsável por cerca de 60% das emissões de gases de efeito estufa, em decorrência, sobretudo, do uso de combustíveis fósseis
  • Investimento pesado em campanhas educativas [de trânsito], fiscalização e dura punição aos infratores

Marina Helena

A candidata do Novo à prefeitura de São Paulo, Marina Helena, cita dados de quantas horas os paulistanos perdem no trânsito e elenca quatro propostas.

  • Linha Inteligente: redesenhar e operar as linhas de ônibus com base nos dados de locomoção dos paulistanos, integrados aos principais aplicativos de mobilidade
  • Reduzir a tarifa do transporte público fora dos horários de pico
  • Estimular novas modalidades de transporte como patinetes, mototáxis, Uber compartilhado e outros;
  • Remodelar as concessões, separando as empresas que operam daquelas que possuem os ativos (ônibus, garagens, etc)

Ricardo Nunes

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O prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), enaltece feitos sobre mobilidade da atual gestão e promete ampliar programas existentes.

  • Buscar a integração da eletricidade, biometano e hidrogênio de baixo carbono como fontes sustentáveis de energia para veículos
  • Incentivar a descarbonização da frota vinculada aos serviços autorizados de táxis e transporte escolares
  • Expansão da rede de ciclovias
  • Implantar novos terminais
  • Investir na requalificação de calçadas e calçadões
  • Expandir ainda mais a Faixa Azul para motociclistas, com o objetivo de superar 400 km
  • Construção de novos terminais de integração de ônibus e fazer a concessão dos terminais do Bloco Leste, que prevê a requalificação e modernização
  • Investimentos em obras de duplicação de avenidas, novas pontes e construção de novas vias, tal qual a extensão da Marginal Pinheiros
  • Implementar alternativas de transporte inovadoras e sustentáveis, como a expansão do Aquático SP para as regiões de Billings e Guarapiranga e a implementação do VLT no centro da cidade
  • Ampliar as ações de educação de trânsito
  • Concluir os oito novos corredores de ônibus e BRTs e iniciar obras em 6 novos corredores e BRTs

Pablo Marçal 

O candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, tem como meta na mobilidade urbana "colocar um fim na indústria da multa". O empresário também destaca para a área da mobilidade a implantação de teleféricos.

  • Incentivar o uso de transportes alternativos, como bicicletas e caronas compartilhadas
  • Incluir medidas específicas para garantir que as multas de trânsito sejam utilizadas para promover a segurança viária e não como uma forma de gerar receita
  • Implementar tecnologias para monitoramento e controle que focam mais na prevenção de infrações do que na punição
  • Criar bolsões de estacionamento em pontos estratégicos da cidade, próximos a estações de metrô e terminais de ônibus
  • Liberar a faixa da direita para veículos com mais de um ocupante durante horários de pico, incentivando o carpooling (carona solidária)
  • Pressionar o governo estadual para a conclusão das obras do Rodoanel
  • Instalar sistemas de teleféricos em áreas de difícil acesso e regiões com alta densidade populacional
  • Atualizar as diretrizes que orientam o desenvolvimento urbano do município e reverter a tendência vigente de espraiamento
  • Aumentar a oferta de moradias na região central para aproximar as pessoas dos trabalhos
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Tabata Amaral

A candidata do PSB, Tabata Amaral, apresenta 10 propostas para a área da mobilidade e o transporte público de São Paulo.

  • Aumentar a velocidade de circulação dos ônibus em corredores e faixas exclusivas através da ampliação da quilometragem existente
  • Instalar painéis eletrônicos nos terminais de ônibus e nos abrigos de parada, mostrando os horários das partidas e chegadas do transporte
  • Redesenhar as linhas de ônibus para criar rotas mais diretas, reduzindo o tempo de viagem e evitando sobreposições com outros meios de transporte
  • Utilizar dados do tráfego e do uso do transporte público para ajustar as linhas de acordo com a demanda real
  • Integrar as linhas de ônibus com outros modais de transporte, como ciclovias, ciclofaixas, trens, metrôs e transporte hidroviário
  • Aprimorar o modelo de remuneração das empresas concessionárias, utilizando indicadores de qualidade dos serviços prestados
  • Diversificar as fontes de receita para investimentos no sistema de transportes
  • Expandir a eletrificação da frota de ônibus e do uso de combustíveis menos poluentes
  • Investimento nas condições de caminhabilidade para os pedestres, ações de comunicação e campanhas educativas, intensificação da fiscalização do trânsito, melhorias na sinalização viária
  • Remodelar o sistema de bilhetagem, estudando a viabilidade para o pagamento do transporte com cartão de crédito e débito e aplicativo de celular
  • Expandir o número de bicicletários em terminais de ônibus, estações da CPTM e Metrô
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]