• Carregando...
Lucas Pavanato (PL-SP) foi o vereador mais bem votado do Brasil com mais de 161 mil votos.
Lucas Pavanato (PL-SP) foi o vereador mais bem votado do Brasil com mais de 161 mil votos.| Foto: Assessoria/Lucas P. de Oliveira

O vereador eleito, mais bem votado na cidade de São Paulo e do Brasil nas eleições de domingo (6), tem apenas 26 anos, recebeu 161.386 votos e tem uma multidão que o segue nas redes sociais. Lucas Pavanato (PL) é um jovem conservador e influenciador de direita, apoiador e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi estagiário no gabinete do vereador, Fernando Holiday (PL) no ano de 2018, quem considera um dos principais incentivadores políticos.

Pavanato estreou nas disputas políticas em 2022 quando foi candidato a deputado estadual pelo Novo e fez 36 mil votos, alcançado uma suplência. Com a votação registrada neste domingo, ele poderia conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados, como deputado federal.

Pavanato é tido pelo PL como um futuro promissor à direita do estado de São Paulo. Ele tem forte atuação nas redes sociais, nas quais possui quase 3,3 milhões de seguidores. A maior parte deles está no TikTok (1,3 milhão) e no Instagram (1,2 milhão). Outros 780 mil o acompanham no YouTube.

Ele se tornou conhecido nas redes por defender pautas conservadoras e, entre seus aliados, também está o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Durante sua campanha, Pavanato disse que iria trabalhar para endireitar a cidade de São Paulo e que a “direita veio para ficar”.

Logo após o término da apuração dos votos no domingo, o vereador eleito disse em entrevista à imprensa que estava feliz, esperava por um bom resultado por ser um trabalho que vinha sendo feito há anos, mas que também se surpreendeu com o desempenho nas urnas. “Eu fiz história, esperava mais de 100 mil votos, mas nada comparado ao que aconteceu”, disse.

Com o resultado das urnas no domingo, o agora vereador eleito teve a terceira maior votação da história do legislativo municipal de São Paulo, atrás apenas de duas votações de Eduardo Suplicy (PT) em 2016 quando conquistou 301 mil votos e em 2020 quando fez 167 mil votos.

Ao falar em coerência de princípios, Pavanato afirma ser um defensor da vida e contrário ao aborto, ser contra cirurgias para mudança de sexo e defender uma investigação minuciosa de organizações não governamentais que atuam com dependentes químicos na região da cracolãndia. O vereador eleito disse, em diversos momentos durante a campanha, que essas ONGs lucrariam com o sofrimento dos dependentes e que por isso precisam ser investigadas.

Defensor da família tradicional, Pavanato disse durante um debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo que"o casamento é uma instituição sagrada, uma instituição importante e que se ele durou durante tanto tempo não é à toa, é porque cumpre uma função”. “O homem como protetor, como provedor, a mulher como cuidadora e como ajudadora do lar".

Em um vídeo ao lado de Fernando Holiday divulgado na noite de domingo, ele agradeceu o apoio de quem chamou de “amigo desde sempre”. “Que sempre acreditou em mim e a todos que acreditaram em mim, é a direita em São Paulo, vamos endireitar essa cidade”, concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]