Lucas Pavanato (PL-SP) foi o vereador mais bem votado do Brasil com mais de 161 mil votos.| Foto: Assessoria/Lucas P. de Oliveira
Ouça este conteúdo

O vereador eleito, mais bem votado na cidade de São Paulo e do Brasil nas eleições de domingo (6), tem apenas 26 anos, recebeu 161.386 votos e tem uma multidão que o segue nas redes sociais. Lucas Pavanato (PL) é um jovem conservador e influenciador de direita, apoiador e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi estagiário no gabinete do vereador, Fernando Holiday (PL) no ano de 2018, quem considera um dos principais incentivadores políticos.

CARREGANDO :)

Pavanato estreou nas disputas políticas em 2022 quando foi candidato a deputado estadual pelo Novo e fez 36 mil votos, alcançado uma suplência. Com a votação registrada neste domingo, ele poderia conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados, como deputado federal.

Pavanato é tido pelo PL como um futuro promissor à direita do estado de São Paulo. Ele tem forte atuação nas redes sociais, nas quais possui quase 3,3 milhões de seguidores. A maior parte deles está no TikTok (1,3 milhão) e no Instagram (1,2 milhão). Outros 780 mil o acompanham no YouTube.

Publicidade

Ele se tornou conhecido nas redes por defender pautas conservadoras e, entre seus aliados, também está o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Durante sua campanha, Pavanato disse que iria trabalhar para endireitar a cidade de São Paulo e que a “direita veio para ficar”.

Logo após o término da apuração dos votos no domingo, o vereador eleito disse em entrevista à imprensa que estava feliz, esperava por um bom resultado por ser um trabalho que vinha sendo feito há anos, mas que também se surpreendeu com o desempenho nas urnas. “Eu fiz história, esperava mais de 100 mil votos, mas nada comparado ao que aconteceu”, disse.

Com o resultado das urnas no domingo, o agora vereador eleito teve a terceira maior votação da história do legislativo municipal de São Paulo, atrás apenas de duas votações de Eduardo Suplicy (PT) em 2016 quando conquistou 301 mil votos e em 2020 quando fez 167 mil votos.

Ao falar em coerência de princípios, Pavanato afirma ser um defensor da vida e contrário ao aborto, ser contra cirurgias para mudança de sexo e defender uma investigação minuciosa de organizações não governamentais que atuam com dependentes químicos na região da cracolândia. O vereador eleito disse, em diversos momentos durante a campanha, que essas ONGs lucrariam com o sofrimento dos dependentes e que por isso precisam ser investigadas.

Publicidade

Defensor da família tradicional, Pavanato disse durante um debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo que"o casamento é uma instituição sagrada, uma instituição importante e que se ele durou durante tanto tempo não é à toa, é porque cumpre uma função”. “O homem como protetor, como provedor, a mulher como cuidadora e como ajudadora do lar".

Em um vídeo ao lado de Fernando Holiday divulgado na noite de domingo, ele agradeceu o apoio de quem chamou de “amigo desde sempre”. “Que sempre acreditou em mim e a todos que acreditaram em mim, é a direita em São Paulo, vamos endireitar essa cidade”, concluiu.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]