Eleitores do município de Guarujá (SP) voltaram às urnas neste domingo (27) para escolher o prefeito à gestão 2025-2028.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Farid Madi (Podemos) venceu o candidato Raphael Vitiello (PP) nas urnas durante o segundo turno das eleições 2024, realizado neste domingo (27), e voltará a comandar a prefeitura de Guarujá (SP) a partir de 1º de janeiro de 2025.

CARREGANDO :)

O resultado das eleições em Guarujá indicou Madi com 55,38% dos votos válidos (83.652 votos), e Vitiello com 44,62% dos votos válidos (67.389 votos), conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram registrados 6,42% (10.280) de votos nulos e 3,90% (6.601) de votos em branco.

Madi foi prefeito da cidade na Baixada Santista entre 2005 e 2008, quando não conseguiu a reeleição no pleito municipal. Durante o mandato, ele teve as contas públicas rejeitadas pela Câmara dos Vereadores nos três primeiros anos de mandato, o que provocou a impugnação do registro de candidatura a prefeito após quase 10 anos. 

Publicidade

Em 2016, a candidatura de Madi foi impugnada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Nas eleições de 2022, o ex-prefeito concorreu ao cargo de deputado federal e terminou como suplente pelo Podemos. 

Atentados marcam primeiro turno das eleições em Guarujá

O primeiro turno teve como resultado das eleições em Guarujá o candidato Madi na liderança das urnas, com 70.753 mil votos, o que representou 42,54% dos votos válidos, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vitiello conquistou a segunda vaga na disputa final, com 42.398 votos ou 25,49% dos votos válidos. 

Apesar do resultado com os dois primeiros na corrida eleitoral pela prefeitura, o primeiro turno foi marcado por atentados contra candidatos a prefeito de Guarujá. No dia 22 de setembro, o carro da candidata Thaís Margarido (União Brasil) foi atingido por cinco tiros na estrada do Santa Cruz após ato de campanha em um bairro da região.

Além dela e de uma assessora, a filha da candidata, de oito anos, e a filha do candidato a vereador Nildo Fernandes (União Brasil), de 10 anos, estavam no veículo. Não houve feridos. Thaís Margarido teve 10.999 votos no primeiro turno, que corresponde a 6,61% da preferência do eleitorado. No segundo turno, ela declarou apoio ao ex-prefeito Madi.

No dia 7 de setembro, a campanha do candidato a prefeito pelo PSB, Marcelo Pepe, registrou um boletim de ocorrência após a van da campanha ter sido incendiada. Ele teve 11.483 votos ou 6,90% dos votos válidos.

Publicidade

Em maio deste ano, o pré-candidato a vereador pelo Avante Edgar do Fort foi morto com 10 tiros durante uma reunião política realizada na empresa dele. A infiltração do crime organizado no poder público é investigada pelo Ministério Público em municípios do estado de São Paulo, entre eles, o Guarujá.

Após os resultados das eleições em Guarujá, os desafios da nova gestão 

A cidade de Guarujá ficou de fora da lista das 100 melhores cidades do Brasil para se viver, de acordo com ranking exclusivo produzido pela Gazeta do Povo. O município da Baixada Santista ficou em 147º lugar com a nota geral de 6,26, média da pontuação de dados coletados em diferentes áreas, como educação, segurança pública, economia, infraestrutura, cultura e saúde.

A principal preocupação da população é a segurança pública. De acordo com o levantamento da Gazeta do Povo, com base em dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 47 homicídios foram registrados em 2022, último ano do estudo, o que representa uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 16,34. O indicador é o maior registrado desde 2014.

Outra problema recorrente na cidade é a falta de abastecimento de água pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), principalmente durante a alta temporada de verão. Com a nota de 7,2 na infraestrutura, Guarujá é o município da Baixada Santista com a pior pontuação na área que mede a cobertura de asfalto, rede de esgoto e do serviços de abastecimento nas cidades brasileiras. 

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade