A cidade de São Paulo terá ônibus de graça no próximo domingo (6), quando será realizado o primeiro turno das eleições municipais. A SPTrans, companhia de transporte coletivo, vai colocar nas ruas a mesma frota dos sábados, com 6,8 mil ônibus, o que representa um acréscimo de 1,9 mil veículos a mais rodando no dia da votação.
A gratuidade já ocorre normalmente aos domingos, e será mantida no primeiro turno das eleiçòes. Os passageiros devem utilizar o Bilhete Único e passar pela catraca normalmente - não haverá desconto de crédito. Quem não tem o cartão também poderá andar de graça nos ônibus. O acesso será feito após comunicar o motorista ou o cobrador.
A prefeitura ainda informou que haverá equipes de campo nas ruas para garantir o deslocamento dos eleitores, monitorar a operação da frota e orientar motoristas e passageiros.
Votação no domingo
A votação no primeiro turno ocorre neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília). Dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades poderão escolher o prefeito em uma segunda etapa do pleito, prevista para o dia 27 do mesmo mês.
Isso porque a Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir ao 2º turno caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara