A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou que a candidata à prefeitura da capital paulista Tabata Amaral (PSB) apague de suas redes sociais sete vídeos nos quais sugere que seu adversário Ricardo Nunes (MDB) adote o slogan “rouba e não faz”. Em outra decisão, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) concedeu a Nunes direito de resposta, em vídeo que deverá ser postado por Tabata em seus perfis.
Os vídeos foram postados pela candidata em seus perfis no Instagram, X, Facebook e TikTok após o debate promovido por Estadão, portal Terra e Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) no último dia 14. O encontro foi marcado por ofensas pessoais e acusações. As propostas para a cidade ficaram em segundo plano, assim como no primeiro debate.
Em sua defesa, Tabata e o PSB negaram ter cometido qualquer ofensa contra Nunes. A candidata alegou que nunca imputou o crime de roubo ao prefeito, e que o “rouba e não faz” foi apenas sugerido, sem que representasse uma ofensa capaz de gerar direito de resposta.
Para TRE-SP, Tabata Amaral extrapolou limites da liberdade de expressão
Porém, no entendimento da juíza auxiliar da propaganda do TRE-SP Claudia Barrichello, ao postar os vídeos a candidata do PSB extrapolou os limites da liberdade de expressão e do debate político. Segundo a magistrada, restou configurada ofensa à honra de Nunes.
“A manifestação [de Tabata] violou o liame permitido na campanha eleitoral, ofendendo a honra [de Nunes], não podendo estar albergada sob o manto da liberdade de expressão, pois desborda da mera crítica à atuação do requerente e atinge a sua honra e imagem perante o eleitorado, o que não é permitido pela legislação eleitoral”, detalhou.
Além de determinar a remoção dos vídeos, o que já foi cumprido pela campanha de Tabata, a juíza concedeu a Nunes o direito de ter um vídeo seu postado nas redes da candidata do PSB. O direito de resposta deve ser exercido em até 48 horas após a validação do conteúdo pelo Juízo. A magistrada estabeleceu que o vídeo do candidato do MDB deve ter o mesmo impulsionamento, mas o dobro do prazo em que ficaram disponíveis os vídeos impugnados.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião