O deputado estadual Tercilio Turini, 79 anos, é o nome escolhido pelo MDB para a disputa pela prefeitura municipal de Londrina (PR) nas eleições 2024. Médico infectologista por formação, Turini cumpre o quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e agora tenta, pela primeira vez, assumir o comando do Executivo municipal londrinense.
Natural de Jaú (SP), Turini deixou a cidade natal com três anos de idade, quando a família se mudou para Londrina, em 1947, para trabalhar nas lavouras de café. A ligação dele com a política começou nos anos 1960, quando integrou o movimento estudantil no Colégio Estadual Professor Vicente Rijo, em Londrina.
Na década seguinte, conquistou uma vaga na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O histórico de mobilização como secundarista o ajudou na eleição como presidente do Diretório Acadêmico de Medicina. Anos depois, Turini participou da fundação do Diretório Central dos Estudantes da UEL.
Primeira filiação partidária foi com o MDB em 1974
Em 1974, Tercilio Turini se filiou ao MDB e participou da vida política do partido até a mudança da legenda para PMDB. No ano seguinte se formou em Medicina, e após a conclusão da especialização em doenças infecciosas assumiu a função de professor no curso.
Durante o período em que esteve vinculado à UEL, Turini foi chefe do pronto-socorro, diretor clínico e diretor superintendente do Hospital Universitário. Entre os anos de 1984 e 1986 chefiou a 17ª Regional de Saúde do Paraná, órgão responsável pela coordenação de ações de saúde para Londrina e outros municípios do norte do estado.
Turini foi eleito vereador em Londrina por quatro mandatos consecutivos
O primeiro mandato político de Tercílio Turini foi como vereador na Câmara de Londrina, cargo que ocupou entre os anos de 1993 e 2008. Durante este período, concorreu a uma das vagas na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu a eleição como deputado federal.
Turini colaborou no processo de fundação do PSDB em Londrina. Durante seu período como vereador, levou ao partido o desejo de concorrer a uma vaga para prefeito. A legenda, porém, optou por quatro vezes pelo nome de Luiz Carlos Hauly, sem sucesso.
Nas eleições de 2010, Turini conseguiu votos suficientes para ficar na suplência do partido, e em janeiro de 2013 assumiu uma cadeira na Alep. Nas eleições seguintes, 2014, 2018 e 2022, foi reeleito para o cargo.
Ele foi filiado ao PPS, mudando para o PSD no último pleito. Em março de 2024, Turini deixou o partido do governador Ratinho Junior para voltar ao MDB.
Deputado tem atuação marcada pela fiscalização das concessões de pedágio
Entre as pautas de Tercilio Turini no Legislativo estadual destacam-se ações pelo fortalecimento das universidades estaduais do Paraná. Nesta área, atuou como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Frente parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais.
Outro setor de atuação do deputado tem sido as concessões de rodovia no Paraná. Durante a vigência das antigas concessões, Turini colaborou na articulação das atividades da Frente Parlamentar contra a Renovação dos Contratos de Pedágio.
É dele o projeto de lei do Pedagiômetro, que tem como objetivo informar em tempo real a quantidade de veículos que passam pelas praças de cobrança de pedágio e o valor arrecadado pelas concessionárias. Recentemente, Turini tem concentrado esforços pela inclusão do Contorno Leste de Londrina nos novos contratos de concessões rodoviárias.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião