Eleitores foram às urnas para decidir próximo prefeito de Teresina, neste domingo (6).| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Silvio Mendes (União) foi eleito prefeito de Teresina (PI) neste domingo (6). Com 239.848 votos (52,19%), Mendes garantiu a vitória no primeiro turno.

CARREGANDO :)

A disputa na cidade reuniu nove candidatos, mas o principal adversário de Mendes foi Fábio Novo (PT), que terminou a disputa na segunda colocação com 198.794 votos (43,26%). O atual prefeito da capital, Dr Pessoa (PRD), teve um baixo desempenho, conquistando os votos de apenas 10.131 eleitores (2,20%).

Mendes conquistou apoio formal do PP e do Republicanos. Ele tem 75 anos, é natural de Campo Maior (PI), com formação em Medicina e especialização em ortopedia e trauma. Atuou na administração municipal e foi secretário de Saúde nas gestões dos prefeitos Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, foi eleito prefeito de Teresina, sendo reeleito em 2008. A chapa dele tem como vice Jeová Alencar (Republicanos). 

Publicidade

Disputa acirrada e alto índice de rejeição do atual prefeito

Durante toda a campanha eleitoral, Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT) dispararam na liderança das pesquisas de intenção de voto, sem chances para os demais sete candidatos. Na primeira pesquisa Quaest divulgada durante a campanha eleitoral, em 26 de agosto, Silvio Mendes tinha 46% de intenções de voto e Fábio Novo 37%. O terceiro colocado era o atual prefeito que busca a reeleição, Dr. Pessoa (PRD), que aparecia com apenas 5%.

Vinte e um dia depois, novo levantamento da Quaest, de 16 de setembro, confirmou esse cenário: Silvio Mendes apareceu com 44% das intenções de voto e Fábio Novo, 40%. Dr. Pessoa, por sua vez, tinha 4%. E então, na véspera do primeiro turno, o mesmo instituto indicava Novo com 48%, Mendes com 47% e Dr. Pessoa com 3%, na pesquisa estimulada e levando-se em conta os votos válidos.

O baixo desempenho nas pesquisas de intenção de voto do atual prefeito pode ser explicado pelo alto índice de rejeição, que chegou a 84%, de acordo com a Quaest de setembro. Além disso, 71% do eleitorado avaliava então o governo dele como “negativo”, 21% como “regular” e 6% como “bom”.

PT fez a melhor campanha para prefeitura de Teresina desde a redemocratização

Em uma cidade comandada oito vezes pelo PSDB, três pelo MDB e uma pelo PTB desde a redemocratização, essa é a eleição em que o PT chegou com mais força em Teresina. Parte disso por causa da boa avaliação do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). 

Na pesquisa Quaest de agosto, Fonteles tinha 56% de avaliação “positiva”, 28% “regular” e 8% “negativa”. Além disso, a candidatura de Novo reuniu 13 partidos, incluindo o PSDB e o MDB que têm histórico de comando na capital do Piauí. O candidato do PT também tem o apoio do PCdoB, PV, PDT, Podemos DC, Agir, PSB, PSD, Solidariedade e Cidadania.

Publicidade

Os desafios do próximo prefeito após o resultado das eleições em Teresina

A nova composição da prefeitura de Teresina enfrentará uma série de desafios. Em ranking elaborado pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para se morar no país, a capital do Piauí aparece na 2.222ª posição, entre as mais de 5,5 mil cidades brasileiras, com 5,90 pontos.

O levantamento da Gazeta do Povo inclui 10 categorias diferentes, e utiliza um total de 21 indicadores. Alguns deles, por serem mais relevantes, ganharam peso maior no cálculo da nota final de cada cidade. As categorias analisadas foram educação, taxa de homicídio, saúde, economia, infraestrutura, expectativa de vida, mortes no trânsito, suicídio, cultura, famílias em situação de rua.

  • Quaest 5 de outubro: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 3 e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Teresina foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PI-00950/2024.
  • Quaest de 26 de agosto: 852 pessoas foram entrevistadas pela Quasentre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-04186/2024.
  • Quaest de 16 de setembro: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024. A pesquisa em Teresina foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PI-08643/2024.