O deputado estadual Tiago Amaral, de 38 anos, é o pré-candidato indicado pelo PSD para a disputa da prefeitura municipal de Londrina (PR) nas eleições 2024. De família tradicional na política, Amaral vai entrar na disputa como o candidato do governador Ratinho Junior(PSD) e com o apoio do PL local.
Natural de Londrina, Tiago é filho de Durval Amaral, deputado estadual entre os anos de 1994 e 2011, ex-secretário chefe da Casa Civil do Paraná entre 2011 e 2012 e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) – órgão presidido por Durval entre os anos de 2017 e 2018.
Formado em Direito, Amaral trabalhou como controlador-geral do Paranacidade, órgão responsável por políticas de desenvolvimento dos municípios, antes de assumir o cargo de deputado estadual pela primeira vez.
Na Alep, Tiago Amaral preside a CCJ
Eleito em 2014, Tiago Amaral colaborou na criação da Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2017. Como resultado do trabalho da comissão, cerca de 4 mil leis paranaenses foram extintas por não se aplicarem mais à realidade do estado.
Reeleito em 2018 e em 2022, Amaral atuou na relatoria do orçamento do estado por quatro anos. A proximidade com o Palácio Iguaçu o levou ao cargo de vice-líder do governo na Alep. Em parceria com a direção da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), ajudou a criar a Comissão de Infraestrutura do norte do Paraná. Atuou nas comissões legislativas de Educação, Finanças e Tributação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No início de 2023, Amaral assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep. Aos 36 anos, ele foi o parlamentar mais jovem a ocupar o posto desde a redemocratização do Brasil, com a Constituição de 1988.
Acordo com o PL garantiu que partidos não se enfrentassem diretamente
Durante as conversas para esta pré-campanha à prefeitura, Amaral se aproximou do PL. As legendas, em um acordo para evitar um enfrentamento direto nas urnas, chegaram a um acordo para que a chapa, encabeçada pelo PSD, tivesse um vice do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Líder do PL na região norte do Paraná, o deputado federal Filipe Barros participou da articulação. Nesse processo, o nome do presidente da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, Bruno Ubiratan, inicialmente cotado para encabeçar uma chapa pelo PL, passou a ser uma das opções para compor uma coligação com o PSD. O nome final do vice ainda não foi confirmado.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião