O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (22) o envio de apoio da Força Federal para as cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE) para a garantia da segurança e da ordem pública no segundo turno das eleições municipais de 2024 — a votação acontece no próximo domingo (27). A decisão sobre as tropas federais foi tomada por unanimidade na sessão administrativa do TSE.
Em Manaus, a disputa do segundo turno está entre Capitão Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante). Já André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) tentam a prefeitura de Fortaleza. Em Caucaia, disputam Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT).
A atuação das tropas federais havia sido aprovada pelos tribunais regionais eleitorais do Amazonas e do Ceará, bem como dos governos estaduais, que pediram reforço de segurança para o período. No primeiro turno, o TSE enviou a Força Federal para 12 estados brasileiros.
A presença de tropas federais é requisitada quando um município comunica ao tribunal regional eleitoral que a força policial local não é considerada suficiente para garantir a segurança e a normalidade da eleição. Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações das Forças Armadas.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024