A idade não interferiu na hora de escolher um candidato para prefeito nas eleições deste ano. No pleito de domingo (6), duas cidades do Piauí elegeram o prefeito mais novo e o mais velho do país. A diferença de idade entre ambos é de 66 anos.
Com 87 anos, Coronel Elói (PSD), foi reeleito em Barro Duro (PI) - cidade localizada a cerca de 100km de Teresina. Elói teve 50,01% dos votos, só 32 votos a mais do que a 2ª colocada Cleia Abreu (MDB).
Os municípios de Heliodora (MG) e Curral Novo do Piauí (PI) elegeram os prefeitos mais jovens das Eleições de 2024. Juninho de Marinalva e Eduardo do Alex tem 21 anos – idade mínima necessária a partir da data de posse.
Juninho foi eleito pelo MDB com 4.497 votos, o equivalente a 99,14%, vitória disparada do concorrente mais próximo, Zé Filho (União), que obteve somente 39 votos. Juninho assumirá a prefeitura dando continuidade ao modelo administrativo vigente e sucederá seu tio, o atual prefeito Junior de Abel. Ele será o terceiro membro da mesma família a ocupar o cargo. Antes deles, Erisvaldo Gomes, outro tio de Juninho e irmão de Junior de Abel, também governou o município, consolidando sua posição como a principal liderança política local.
Já Eduardo do Alex, eleito pelo PSD, ganhou com 88,17%, representando 3.840 votos. A vitória foi em cima de Cilinho Despachante (PT) que teve somente 515 votos. Eduardo nasceu em São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais e sua profissão atual esta listada no site do TSE como “estudante, bolsista, estagiário e assemelhados”.
Neste ano, oito candidatos, todos com 21 anos ou prestes a completar essa idade, disputaram o cargo de prefeito. O mais novo deles foi Wanderson Martins Maia, que chegara a idade mínima em 25 de dezembro.
Os candidatos eleitos nas eleições de 2024 serão oficialmente diplomados pela Justiça Eleitoral em data ainda a ser definida. Eles assumirão seus respectivos cargos no dia 1º de janeiro de 2025.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião