O governador Romeu Zema (Novo-MG), de Minas Gerais, parabenizou nesta segunda (28) o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), pela vitória no segundo turno da eleição municipal deste final de semana. Fuad bateu o deputado estadual Bruno Engler (PL) com 53,73% dos votos válidos.
Na curta declaração à imprensa, Zema silenciou sobre seu candidato na capital mineira e apenas se disse “aberto ao diálogo” com Fuad Noman.
“Meu governo continua aberto ao diálogo para construção de ações que melhorem a vida dos mineiros”, afirmou.
No comunicado, Zema elogiou também a prefeita de Uberaba (MG), Elisa Araújo (PSD), apoiada pelo Novo e reeleita com 55,6% dos votos ao derrotar Tony Carlos (MDB). O governador, no entanto, não ficou restrito a Minas Gerais e estendeu os cumprimentos ao paulista Sérgio Victor (Novo), eleito em Taubaté (SP) com 61,98% dos votos válidos.
“Parabenizo também Sérgio Victor, vencedor em Taubaté, consolidando o sucesso do Novo nas urnas em 2024”, declarou o governador.
A derrota de Engler representa o segundo revés para Zema em Belo Horizonte nestas eleições municipais. No primeiro turno, o deputado Mauro Tramonte (Republicanos), também apoiado por Zema e com Luísa Barreto (Novo) como candidata a vice, foi derrotado, apesar de liderar as pesquisas de intenção de voto ao longo da campanha.
O desempenho em Belo Horizonte contrasta com o sucesso de Zema na cidade em 2022, quando venceu o então prefeito Alexandre Kalil (sem partido) na disputa pelo governo estadual, obtendo 46,57% dos votos válidos contra 42,55% do adversário, com uma diferença de 56 mil votos.
Após a confirmação da vitória de Fuad, Engler minimizou a ausência de Zema ao seu lado durante a campanha e elogiou o apoio do governador. “O governador nos apoiou e se ofereceu da melhor maneira que poderia para ajudar. Não tenho nada a reclamar do governador neste segundo turno”, afirmou em entrevista coletiva.
O apoio de Zema a Engler foi anunciado apenas em 17 de outubro, após negociações entre PL e Novo, e o governador não fez aparições públicas com o candidato, limitando-se a gravar um vídeo de apoio.
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024