Bolsonaro se defendeu das acusações de que teria relacionado a vitória de Lula no Nordeste ao fato da região ter maiores taxas de analfabetismo.| Foto: André Coelho/EFE.
Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (7), durante evento no Palácio da Alvorada, que não atacou os nordestinos. “Ele (Lula) agora está usando, né. ‘O Bolsonaro está atacando os nordestinos como pessoas analfabetas’. Me apresente um vídeo eu atacando os nordestinos. Não tem. Mas eu tenho vídeo dele atacando os paulistas”, disse Bolsonaro. Está me acusando de que agora? De não gostar de nordestino? Deve ser isso. Só mentiras”, disse o presidente.

As falas foram uma resposta após a repercussão de uma declaração feita pelo presidente da República na quarta-feira (5), quando Bolsonaro repercutiu uma matéria publicada pelo UOL que afirmava que Lula venceu no primeiro turno em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo do país.

“Outros dados econômicos agora também são inferiores às outras regiões, porque esses estados do nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo”, afirmou Bolsonaro durante sua live.

Publicidade

Na quinta-feira (6) Bolsonaro voltou a falar sobre o tema e publicou nas suas redes sociais uma mensagem afirmando que a esquerda divide para conquistar. "Não caiam em narrativas que tentam nos colocar contra nossos irmãos do nordeste. A esquerda divide para conquistar. Já tentaram com negros, mulheres, indígenas, etc. Agora tentam com nordestinos, para abafar conquistas como a Transposição do São Francisco, que nós concluímos", escreveu.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]