Uma bandeira do Brasil gigante foi estendida na fachada do Palácio do Planalto, sede do governo federal, na noite desta sexta-feira (14). Durante uma live gravada em Minas Gerais, mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pediria para estender uma bandeira semelhante no Palácio da Alvorada, sua residência oficial. O mandatário, que é candidato à reeleição, usa as cores da bandeira em sua campanha eleitoral.
“Hoje pedi para aquele bandeirão que existe lá em Brasília, mandei pegar um usado, enorme, mandei botar no Alvorada, que é minha casa. Acho que ninguém vai ter coragem de falar 'retira daí se não vou te dar uma multa de não sei quanto por dia'. É a nossa bandeira do Brasil. A questão da censura é devagar. Certas coisas não se perdem de uma hora para a outra, você perde com o tempo”, disse o presidente.
Bolsonaro comentou durante a live uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) desta sexta que manteve uma bandeira na fachada da Assembleia de Deus mais antiga do país, em Belém. O PT havia solicitado a remoção da bandeira da fachada da igreja, mas teve o pedido negado.
“O PT entrou na Justiça para que uma igreja lá de Belém, do Pará, que tem uma bandeira enorme do Brasil na entrada fosse retirada. Porque o PT diz que é propaganda eleitoral para o JB [Jair Bolsonaro]. Dessa vez, a juíza agiu corretamente. Falou que era um símbolo nacional. Temos orgulho de ver a bandeira do Brasil por aí, em lugar de destaque, logicamente sendo tratada de forma respeitosa”, afirmou Bolsonaro.