O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou durante uma live realizada na quarta-feira (5) que sua derrota para Lula (PT) no Nordeste se deve ao alto índice de analfabetismo na região. A declaração foi feita quando o presidente comentava uma notícia sobre a vitória do petista nos estados nordestinos no primeiro turno das eleições deste ano.
“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses Estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores às outras regiões, porque esses estados do nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo”, afirmou Bolsonaro.
“Por isso que o Nordeste está atrás de quase todos os índices levando em conta os outros estados, porque sempre a esquerda dominou. Vocês têm a chance agora de começar a se libertar. São Paulo é a cidade (fora do nordeste) com mais nordestinos no Brasil. Nordestinos de São Paulo, liguem para os seus familiares. Falem que eles podem se libertar. Veja quais são os estados em que o Lula venceu”, afirmou.
A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido) usou suas redes sociais para criticar a declaração de Bolsonaro, afirmando que o presidente não conhece o o país. "O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios. De acordo com os dados do INEP/MEC, o Ceará tem atualmente 87 das 100 escolas com melhores desempenhos no País nos anos iniciais do ensino fundamental", escreveu a governadora.