O site oficial de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a Presidência da República, divulgou um texto na quinta-feira (20) em que o petista voltou a defender a regulação da mídia e da internet. O discurso, porém, foi de que isso não significa censura.
Para Lula, existe a necessidade de se criar regras mínimas de regulação e isso, na visão do PT, garantiria o acesso à informação e também que a “riqueza dele [do mercado de mídia] não fique na mão de uma empresa”. Em caso de eleição do ex-presidente, o texto afirma que não haverá censura a conteúdos na internet ou em entre os meios, e que a ideia é “democratizar” o setor da comunicação.
Matéria recente da Gazeta do Povo explicou o que pode vir a ser a regulação da mídia defendida por Lula. A proposta inclui a criação do Conselho Nacional de Comunicação, órgão colegiado com composição representativa dos poderes públicos e de setores da sociedade civil, para estabelecer normas e políticas públicas do setor da comunicação. A criação de conselhos desse tipo foi uma marca dos governos petistas, e costuma ser um caminho para o aparelhamento do Estado.