Sete dos 12 candidatos à Presidência da República participam nesta semana e na próxima de uma série de sabatinas para explicar quais são as suas propostas para a região da Amazônia Legal. As entrevistas são feitas por jornalistas de um pool formado por nove veículos dos estados do Norte do país, e que começou com Felipe d’Avila (Novo) nesta segunda (5).
De acordo com o portal O Liberal, que coordena as sabatinas, o projeto “Propostas para a Amazônia” tem como objetivo cobrar dos candidatos propostas sobre as necessidades da região amazônica, em temas como meio ambiente, economia, saúde, educação, telecomunicações, infraestrutura, entre outros.
Além de d’Avila, que abriu a série, também serão ouvidos os candidatos Ciro Gomes (PDT), no dia 6/9 (terça); Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 8/9 (quinta); Soraya Thronicke (União Brasil), no dia 9/9 (sexta); Jair Bolsonaro (PL), no dia 12/9 (segunda); Pablo Marçal (Pros), no dia 13/9 (terça); e Simone Tebet (MDB), no dia 14/9 (quarta).
As entrevistas têm uma hora de duração e começam às 12h30 com exibição no portal e rádio O Liberal e em veículos locais, como Imirante (MA); A Crítica (AM); Diário da Amazônia (RO); Gazeta do Cerrado (TO); Gazeta Digital (MT); Roraima em Tempo (RR), Gazeta do Acre (AC) e Diário do Amapá (AP).