A coleta de assinaturas da carta da Faculdade de Direito da USP será suspensa a partir desta terça-feira (16). Os organizadores decidiram suspender os apoios ao manifesto devido ao início oficial da campanha eleitoral. A carta da USP já recebeu mais de 1,1 milhão de assinaturas. O sistema ficará disponível até 23h59 desta segunda-feira (15).
"A partir de amanhã, dia 16 de agosto, tem início a campanha eleitoral, conforme calendário previamente fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável pela condução do processo eleitoral no Brasil. O protagonismo passa a ser dos candidatos e de suas propostas. Por essa razão, comunicamos que às 24:00hs de hoje serão encerradas as adesões à Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito pelo site", diz a nota divulgada pela organização do manifesto.
O documento foi aberto para o público no dia 26 de julho e já foi assinado por autoridades, empresários, ex-presidentes e artistas. A carta foi lida oficialmente em um evento no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP. "Agradecemos a cada uma das subscritoras e subscritores. Todos terão o orgulho de ter participado deste grito em prol da democracia e certamente permanecerão alertas na defesa dos valores constitucionais", diz a nota.