O chefe do Estado-Maior do Exército, Valério Stumpf, afirmou nesta quinta-feira (4) que a população deve votar nas eleições deste ano de forma "consciente" visando o "desenvolvimento social e econômico do país". A declaração foi feita durante um discurso para oficiais-generais recém-promovidos, em Brasília, informou o jornal O Globo. Sem citar nenhum candidato, Stumpf também destacou a participação das Forças Armadas no processo eleitoral.
"Todos nós, brasileiros, teremos em nossas mãos o mais poderoso e legítimo instrumento da democracia, o voto, para decidirmos os destinos de nosso Brasil. Vamos usá-lo de forma consciente para que juntos possamos avançar no desenvolvimento social e econômico do país", disse o general durante o discurso. Stumpf também falou sobre a participação dos militares na Comissão de Transparência Eleitoral e no apoio logístico para a realização das eleições.
"Em breve, o Exército e, por certo, os novos generais estarão empenhados em um momento especial para a Nação brasileira: as próximas eleições. Faremos, como sempre, em apoio à Justiça Eleitoral, o transporte de urnas e a segurança dos locais de votação em muitos rincões de nosso país. Técnicos das Forças Armadas estão, este ano, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral, atuando na Comissão de Transparência das eleições, com o objetivo de fortalecer ainda mais nosso processo eleitoral", ressaltou.
O chefe do Estado-Maior do Exército reforçou ainda o comprometimento da Força com as missões constitucionais. Estiveram presentes na cerimônia os ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Os novos generais serão recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta tarde.