O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou nesta quarta-feira (31) ter feito um “comício para gente preparada”, ao explicar seu plano econômico a empresários em um encontro na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O candidato comparou a compreensão sobre o tema caso tivesse feito a fala em uma favela, informou o jornal O Globo.
A declaração aconteceu no final da apresentação, quando o empresário Luiz Césio Caetano, que já presidiu a entidade, classificou a palestra de Ciro como uma aula: “Candidato Ciro Gomes, parabéns pela sua aula. Isso foi uma aula, pelo menos para mim…”, disse o empresário.
Ciro o interrompeu e afirmou: “Na verdade, é um comício, né… Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, né”. O presidenciável também disse aos empresários que, se eleito, pretende criar uma comissão que reunirá "governo, empresários e trabalhadores" para elaborar um "novo, moderno e audacioso Código Nacional do Trabalho".
“Pretendo, nos seis primeiros meses, criar uma comissão tripartite entre governo, empresários e trabalhadores, para criarmos no Brasil um novo, moderno e audacioso Código Nacional do Trabalho. A base é o conjunto de práticas internacionais, transformadas em resoluções da OIT [Organização Internacional do Trabalho] e validadas essas resoluções pela OIT. É o primeiro embrião... E essa comissão tripartite vai ter seis meses para chegar ao ponto de um novo e moderno Código Nacional do Trabalho”, afirmou o pedetista.