O senador Marcos do Val (Podemos-ES), autor do pedido no Senado para a criação de uma CPI para investigar os institutos de pesquisas eleitorais, disse que procurará as lideranças da Câmara que apresentaram solicitação semelhante para verificar a possibilidade de fazer com que a CPI sobre o tema seja mista - ou seja, que envolva deputados federais e senadores.
Do Val afirmou que iniciará o diálogo sobre o tema com os deputados a partir da próxima semana. A criação de uma comissão mista, segundo ele, pode ser uma estratégia para driblar o fato de que existe hoje no Senado uma "fila" para a instalação de CPIs, com pedidos apresentados no primeiro semestre ou mesmo em anos anteriores.
A CPI das pesquisas foi sugerida tanto por deputados federais quanto por senadores após a constatação de que os resultados das eleições, em muitos casos, contrariaram o que havia sido previsto pelos institutos. A crítica vem principalmente de congressistas que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL), por conta da diferença entre os números obtidos pelo chefe do Executivo nos levantamentos e nas urnas.