Lula
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Ricardo Stuckert/PT

A Polícia Federal escalou três delegados para fazer a segurança da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os nomes de Andrei Augusto Passos Rodrigues, Rivaldo Venâncio e Alexsander Castro Oliveira foram definidos em comum acordo com a equipe do petista. A decisão foi comunicada em um em Boletim de Serviço da PF nesta segunda-feira (4), informou a Folha de S. Paulo.

Rodrigues será o coordenador da equipe. Em 2010, ele fez a segurança da ex-presidente Dilma Rousseff. O coordenador é delegado há quase 20 anos e atualmente é chefe da Divisão de Relações Internacionais da Polícia Federal. Além disso, Rodrigues já atuou como secretário extraordinário de Segurança de Grandes Eventos, responsável pela Copa do Mundo em 2014 e pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio.

Oliveira, que será o chefe operacional, trabalha atualmente como coordenador de Repressão a Crimes Violentos, Tráfico de Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas. Já Venâncio, que será o operacional substituto, atua como delegado da corporação no Paraná.

A partir da homologação das candidaturas nas convenções partidárias, a legislação garante que cada presidenciável tenha à disposição um contingente de segurança pessoal, além da possibilidade de contratarem seguranças particulares. O número de policiais também pode variar de acordo com cada evento.

Este será o primeiro pleito em que o comando da segurança dos candidatos terá três delegados. Os três delegados devem se encontrar com a equipe de Lula ainda nesta semana, mas só podem atuar depois da convenção do partido. O PT teme possíveis atentados contra o ex-presidente.

No final de maio, a Polícia Federal anunciou que vai investir R$ 57 milhões na segurança dos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. Além do investimento, pelo menos 300 agentes serão designados para cuidar da segurança dos presidenciáveis. Os policias devem passar por um curso específico para exercer essa função.