A pré-candidata à Presidência da República, senadora Simone Tebet (MDB).
A pré-candidata à Presidência da República, senadora Simone Tebet (MDB).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

Um grupo de empresários e economistas assinaram um manifesto em apoio à pré-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB). Representantes das áreas da educação, urbanismo e artistas indígenas também participam da iniciativa. O grupo considera que Tebet é "capaz de unir o país", pois é uma liderança "enérgica e pacificadora".

O abaixo-assinado já recebeu cerca de 3,4 mil assinaturas até esta terça-feira (24), informou o Estadão. O manifesto foi lançado na plataforma Change.org quatro dias antes de o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) desistir de disputar as eleições presidenciais representando a terceira via. Cidadania, PSDB e MDB concordaram em escolher um candidato único ao Planalto.

Apesar de terem sinalizado na última semana que Tebet seria a candidata da terceira via, uma ala tucana defende uma candidatura própria. Nesta terça, o MDB se reúne para discutir se irá referendar o nome da senadora, que enfrenta resistência dentro do partido.

Os signatários do manifesto consideram que "os brasileiros precisam entregar o comando do Poder Executivo, a partir do próximo ano, a uma liderança enérgica e pacificadora, dotada de credibilidade, de experiência na gestão pública e no Parlamento, atenta e sensível às demandas da população, em especial da mais vulnerável, e à defesa do meio ambiente". Para o grupo, Tebet seria a pessoa certa para comandar o país, "além de exibir todos os atributos elencados acima, destaca-se por seu espírito cívico e sua capacidade de conciliação".

O documento foi assinado por nomes como Candido Bracher, ex-presidente do Itaú Unibanco; Wolff Klabin, presidente do conselho da Klabin; os economistas Armínio Fraga, Eliana Cardoso, Elena Landau, Affonso Celso Pastore, e Andrea Calabi, ex-presidente do BNDES, entre outros.