Pesquisa do instituto Ideia, encomendada pela revista Exame e divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou que 46% dos eleitores entrevistados desaprovam o governo Jair Bolsonaro. Os que aprovam somaram 36%, e os que não desaprovam e nem aprovam eram 17%. Ainda na avaliação de governo, 33% consideram o trabalho do presidente ótimo ou bom, 21% acham que é regular e 44% afirmam ser ruim ou péssimo.
A empresa também perguntou se Bolsonaro merece ser reeleito: 53% disseram que não e 43% consideram que ele merece um novo mandato – 4% não souberam opinar. "Os fundamentos de reeleição do presidente Jair Bolsonaro continuam desfavoráveis. É muito crítica a resposta dos eleitores que acham que ele não merece ser reeleito, acima dos 50%. Apesar de ter melhorado ao longo do tempo, continua em patamar elevado, mostrando o grau de dificuldade de reeleição na atual conjuntura", avalia Maurício Moura, fundador do Ideia.
O instituto entrevistou, por telefone (fixos residenciais e celulares), 1.500 eleitores entre os dias 17 e 22 de junho. O levantamento foi contratado pela revista Exame e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02845-2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Veja o resultado das intenções de voto dos presidenciáveis nesta pesquisa.