Lula reafirmou que pretende recriar o Ministério da Segurança Pública, caso seja eleito no domingo (30).
Lula reafirmou que pretende recriar o Ministério da Segurança Pública, caso seja eleito no domingo (30).| Foto: Reprodução/Twitter

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, caso seja eleito no segundo turno, começara a discutir a composição dos ministérios do novo governo ainda na noite de domingo (30). O petista evitou confirmar ainda se convidaria a senadora Simone Tebet (MDB) para comandar alguma pasta. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (26), durante entrevista para a Rádio Mix de Manaus (AM).

“Primeiro a gente vai ter que conversar com o MDB. Sou agradecido pelo trabalho que ela (Tebet) está fazendo. Muita dedicação. Ela é um quadro político importante, ela é uma mulher competente, ela valorizou muito a participação da mulher na campanha. Obviamente, que a gente pode ter muita contribuição da Simone, mas eu só não posso dizer que ela será ministra porque eu estaria precipitando uma coisa que eu não quero precipitar. Faltam apenas quatro dias para as eleições. Quando chegar às 19h, 20h da noite, nós vamos ter o resultado, aí sim, se eu ganhar, vou começar a discutir o ministério”, declarou Lula. Segundo ele, a equipe ainda não está formada. “Eu quero primeiro ganhar as eleições.”

O candidato reafirmou ainda que pretende desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública e, com isso, a Segurança Pública voltará a ter uma pasta exclusiva. “A gente tem quase 16 mil km de fronteira seca, 8 mil km de fronteira marítima, então precisamos tomar muito cuidado, e é por isso que nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública, para ajudar os governadores no combate aos crimes dentro do estado e ter uma forte política das nossas fronteiras para evitar o contrabando de armas, o tráfico, e a questão da droga”, declarou.