O ex-presidente Lula afirmou que não disputará um novo mandato em 2026, caso seja eleito em outubro. Segundo ele, seu papel nesse momento é deixar o “país preparado” e garantiu que vai ter gente nova disputando as eleições em quatro anos. As declarações foram feitas nesta sexta-feira (1), durante entrevista para a Rádio Metrópole de Salvador (BA).
“Eu sou o candidato para reconstruir esse país. A minha tarefa, nesse instante, é assumir a minha responsabilidade, por isso eu fiz um acordo com o Alckmin e ele aceitou ser meu vice. Daqui a quatro anos a gente vai ter gente nova disputando as eleições, sendo candidato a presidente. O que eu quero é deixar o país preparado”, disse Lula.
Na sequência, o petista voltou a afirmar que em 2026 entregará seu mandato, caso eleito, para outra pessoa. “Eu não vou ser um presidente da República que está pensando na sua reeleição. Eu vou ser um presidente que vai estar pensando em governar esse país por quatro anos e deixá-lo tinindo . (...) Quando, sabe, chegar no dia 31 de dezembro de 2026, que a gente for entregar o mandato para outra pessoa, este país estará de bem, alegre, pujante, estará crescendo e as pessoas estarão trabalhando. Esse mundo ambiental será tratado com muito respeito e aí o Brasil vai voltar à normalidade. É isso que eu sonho”, afirmou o ex-presidente.