O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, falou nesta segunda-feira (26) sobre a possibilidade de diálogo com o PDT em um eventual segundo turno. Antes do evento do PT com artistas e intelectuais, que ocorre nesta noite, o ex-presidente voltou a dizer que o também candidato ao Planalto Ciro Gomes "tem mentido" sobre ele e "tem surtado", mas ressaltou que o pedetista é "mais importante" do que tem feito na campanha.
"Ele tem mentido a meu respeito desde que começou a campanha. Acho que o Ciro tem surtado ultimamente. Ele é muito mais importante do que o que ele está fazendo durante a campanha", afirmou o petista. Para Lula, as "dificuldades" na campanha de Ciro ocorrem pela forma como ele vem agindo. "Talvez o Ciro esteja colhendo o que plantou. Quem planta vento, colhe tempestade", disse.
Ciro tem feito duras críticas ao petista, que busca o voto útil no primeiro turno. Segundo o pedetista, a "pretensão" de Lula em terminar a eleição ainda no primeiro turno visa “aniquilar alternativas” em um eleitorado que, de acordo com ele, não aceita a polarização. Ciro chegou a dizer que o ex-presidente representa “fascismo de esquerda”.
"O PDT sabe o que faz. O Ciro sabe o que faz. Essa campanha está prestes a terminar o primeiro turno. Se acontecer o segundo turno, vamos tentar conversar com outras forças políticas. Agora, a gente só conversa com quem quiser conversar. Se o Ciro quiser conversar, nós conversaremos. Mas a conversa não é pessoal, é entre partidos", ressaltou. "Se for necessário conversar com o PDT, a nossa presidente Gleisi Hoffmann vai procurar o presidente [Carlos] Lupi e vamos conversar", disse Lula.