O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (12) que, se for eleito, irá criar um novo ministério. Durante evento coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), em Brasília, o petista declarou que irá criar uma pasta dos povos indígenas, segundo ele, “chefiado por um indígena, não por um branco”.
“Nenhum brasileiro tem o direito de invadir o espaço onde moram os povos indígenas para plantar soja, para criar gado e muito menos para garimpar (...) É preciso criar o dia do “revogaço”. E tudo que foi decreto criando empecilho (aos indígenas) terá que ser revogado imediatamente”, afirmou o ex-presidente.
“Agora vocês me deram uma ideia. Se a gente criou o ministério da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Pesca, porque a gente não pode criar um ministério para discutir as questões indígenas? Não é possível governar esse país apenas dentro de uma sala no Palácio do Planalto", declarou Lula.
"Se a gente quiser fazer uma política correta para os povos indígenas nesse país, nós temos que ter coragem de visitar os estados brasileiros, onde vocês moram, conhecer a vida que vocês levam e conhecer como vocês vivem para que possamos fazer as coisas direito. Eles vão dizer que gasta muito, que precisa diminuir os ministérios. Na verdade o que eles não querem é que a sociedade esteja participando ativamente (do governo)”, disse o petista.