O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo para que militantes e apoiadores de sua campanha se engajem para reduzir as abstenções, além de reforçar o pedido de voto para os indecisos nessas eleições, e disse acreditar que pode vencer o pleito ainda no 1º turno.
As declarações foram feitas nesta terça-feira (13), durante encontro virtual com comunicadores de partidos aliados, onde foram debatidas ações e mobilizações de rua e nas redes sociais na reta final de campanha. O evento teve a participação do deputado André Janones (Avante-MG), tido como o principal articulador da campanha petista nas redes sociais.
“É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha (de falar em ganhar no primeiro turno) porque parece soberba. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam. Sem desprezo a ninguém”, afirmou o petista, em referência a pesquisa Ipec*, contratada pela TV Globo e divulgada na segunda-feira (12).
Metodologia da pesquisa citada
O Ipec entrevistou 2.512 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022 em 158 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no TSE com o protocolo BR-01390/2022.