A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou nesta segunda-feira (12) seu apoio à candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. O anúncio aconteceu durante uma entrevista coletiva em São Paulo. Marina é candidata a deputada federal pela Rede Sustentabilidade em São Paulo.
Em discurso, Marina disse que está vivendo um reencontro político e programático com Lula e declarou que nunca deixou de ser próxima do petista. “Esse é um momento muito importante das nossas trajetórias. Isso significa que estamos vivendo um momento que é relevante para o nosso país. Estamos vivendo aqui um reencontro político e programático. Do ponto de vista de nossas relações pessoas, tanto eu quanto Lula nunca deixamos de estar próximos e de conversar, inclusive em momentos dolorosos de nossas vidas”, afirmou a ex-ministra.
Segundo ela, dentre as condições para o apoio ao petista estão a criação de uma autoridade nacional para o enfrentamento das mudanças climáticas, a demarcação das terras indígenas e a criação de novas unidades de conservação.
“A partir de quatro diretrizes que foram iniciadas e que no meu entendimento agora devem ser a base da estratégia sobre a qual, nos juntando aos esforços que aí já estão, e que são inteiramente compatíveis, de uma política ambiental transversal e que tenha controle e participação social e que fortaleça o sistema nacional de meio ambiente e que seja capaz de investir em desenvolvimento sustentável. Agricultura de baixo carbono. Isso é perfeitamente possível, inclusive usando os R$ 340 bilhões do Plano Safra que pode ser a base dessa transição”, declarou Marina Silva.
“Sermos capazes de termos uma infraestrutura para o desenvolvimento sustentável. É preciso dar suporte ao desenvolvimento econômico para um novo ciclo de prosperidade que o Brasil e o mundo precisam colocar no trilho do século XXI, obedecendo o acordo de Paris. Chegarmos ao desmatamento zero pela reimplementação atualizada do plano que o senhor implementou e coordenou na Casa Civil, que foi o plano de prevenção e controle do desmatamento da Amazônia”, disse. “Ninguém melhor que o senhor para fazer esse resgate, pois foi o senhor que os iniciou”, disse a ex-ministra.
“Reconheço legítimos os demais esforços que estão sendo feitos para se tornarem alternativa, mas compreendo que nesse momento crucial da nossa história, quem reúne as maiores e melhores condições para derrotar Bolsonaro é a sua candidatura. Manifesto meu apoio de forma independente ao candidato, ex-presidente e futuro presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Marina Silva.
“Peço a Deus que a gente possa implementar aquilo que estamos nos comprometendo agora, diante do Brasil, que é uma contribuição, um programa que está sendo feito de criarmos uma autoridade nacional para o enfrentamento das mudanças climáticas, a demarcação das terras indígenas, que foi a maior contribuição do seu governo e deve ser retomada, e a criação de unidades de conservação”, declarou a ex-ministra.